Câmara Municipal participa de campanha preventiva contra a febre amarela

Foto: Michel Carvalho

A Câmara Municipal de Cubatão abriu as portas hoje (08/02) para a campanha preventiva contra a febre amarela. O anfiteatro "Hugo Scanavacca" foi o local escolhido para a vacinação de servidores da Prefeitura, do Legislativo, funcionários terceirizados, estagiários e patrulheiros do CAMP.

Em Cubatão, são 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) funcionando como postos de vacinação, que acontece de segunda a sexta, das 9 às 16 horas. A dose fracionada, usada durante esta campanha, imuniza durante oito anos.

Além dos dias de semana, haverá o chamado "Dia D" (17/02), num sábado, em que as 15 unidades estarão abertas das 8 às 17 horas.

Doses completas (não fracionadas), com imunização para a vida toda, continuam sendo ofertadas somente para pessoas que estiverem com viagem marcada para países em que se pede a imunização.

Além de quem já foi imunizado com a dose completa para viajar ou em campanhas anteriores, não devem tomar a vacina: mulheres em qualquer fase de gestação ou amamentando até os seis meses do bebê, bebês antes dos nove meses, pessoas com alergia a ovos, pacientes em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, pacientes que fazem tratamento com corticóides ou imunossupressores, pacientes com doenças autoimunes, hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas.

Pessoas acima de 60 anos estão sendo orientadas a consultarem o médico sobre a necessidade da vacina, assim como portadores de HIV, pacientes com tratamento quimioterápico concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme. Em todo caso, equipes da Secretaria de Saúde farão uma triagem no momento da vacinação.