Câmara presta homenagem às mães que lutam pela valorização da vida

Foto: SCS/CMC

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (17/10), o Ato Solene em Homenagem ao Dia do Nascituro, em cumprimento da resolução Nº 2953, de 10 de outubro de 2019. A solenidade foi presidida pelo vereador Marcinho (PSB) e teve como objetivo principal enaltecer histórias de mães e entidades que lutam em defesa da vida desde a sua concepção.

A mesa dos trabalhos foi composta pela Maria Shirley Venâncio, representante da Associação da Vida Nascente e da Família; pastor Vitor, da Assembléia de Deus de Cubatão; Antonio Ribeiro, da Secretária de Turismo, os diáconos Valmir Rodrigues, da Paróquia São Francisco de Assis; e Luiz Carlos Nunes de Santana, o orador oficial da solenidade.

O diácono explicou que a palavra nascituro quer dizer “aquele que há de nascer”, e em sua essência celebra a concepção da vida em todas as suas etapas. Luiz explanou que existe uma falta de valorização da vida por parte do homem, que mesmo em meio a sua inteligência e sabedoria, carece de sentimentos de humanização e que por isso, se tornou capaz das mais possíveis atrocidades. Por conta disso, ele entende que exista a necessidade de haver uma maior valorização da vida em todas as suas etapas.

O orador aproveitou para dizer que a partir de um embrião já pode ser considerado uma vida e é merecido o mesmo cuidado e respeito, quanto aos adultos e crianças. “O embrião ainda é homem em apto, pois seu patrimônio genético já está completo. É a contemplação que faz visível o invisível”, disse o diácono Luiz Carlos.

O religioso defendeu a valorização da vida desde o seu momento de concepção e fez uma reflexão a partir de um texto feito pelo filósofo Luigi Lombardi, que considera que um embrião é uma vida e merece tanto cuidado quanto os adultos e crianças, ou seja, valorizando a vida em todas as etapas. “A mensagem do dia é: vale a pena viver e vale a pena lutar”, comentou o diácono.

De um modo geral, foi destacado durante a solenidade, a dedicação de mulheres que valorizam a vida e dedicam à sua honra, integridade física e comprometimento para que seus filhos tenham o melhor acolhimento possível e tenham suas histórias valorizadas pelo Poder Legislativo.

As mulheres homenageadas pelo Ato Solene, dedicadas ao Dia do Nascituro foram Bettina Marina Bidinho; Daniele de Morais Rocha; Daniele Henrique Cunha Baia; Elisangela Ferreira da Silva; Emily Lima dos Santos; Maria Lúcia da Silva; Maria Shirley Venâncio e Selma Arão de Oliveira Santos.

Estiveram presentes neste Ato, os vereadores Rodrigo Alemão (PSDB); Wilson Pio (PSDB); Lalá (SD); Sérgio Calçados (Cidadania) Aguinaldo Araújo (PDT) e Jair do Bar (PT).

A solenidade também contou com a apresentação dos músicos Maicom Santana e Jucélia Gonçalves.