Câmara prestará homenagem a profissionais do setor turístico da cidade

Os parlamentares aprovaram ontem (28/08), durante a 30ª sessão ordinária, o requerimento que cria o Ato Solene em Homenagem ao Dia Mundial do Turismo. A iniciativa é do presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), e tem o objetivo de reconhecer o potencial turístico do município e de prestar homenagem aos turismólogos e empresários do setor. Cubatão abriga diferentes vocações turísticas, como o ecoturismo, o turismo industrial e o de base comunitária.

Rodrigo Alemão comentou que o ingresso da cidade ao seleto grupo de Municípios de Interesse Turístico (MIT) coloca Cubatão definitivamente na rota do turismo nacional. A nova classificação do município habilita a cidade a, no prazo de três anos, ser reconhecida como Estância Turística, a exemplo dos demais municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O presidente da Câmara lembrou que a Organização Mundial do Turismo (OMT) definiu o dia 27 de setembro como o Dia Mundial do Turismo. A cada ano, a entidade escolhe um tema a ser debatido pelos profissionais do setor, sendo que em 2018 é “Turismo e Tecnologias”. A OMT, antiga União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO), foi criada em 1925 e tem como missão promover o turismo sustentável, responsável e universalmente acessível como indutor do desenvolvimento inclusivo.

O turismo é a atividade econômica que mais vem apresentando crescimento, mesmo com a crise financeira que o país atravessa. Além de aquecer o comércio, o segmento turístico gera uma grande quantidade empregos e proporciona alternativas de lazer para muitas pessoas.

“Queremos homenagear a todos os profissionais que ajudam a recuperar a auto-estima do cubatense por meio do turismo”, falou Rodrigo Alemão. O presidente da Câmara ainda defendeu que todos sejam agentes multiplicadores das boas notícias acerca do município, como a classificação como MIT.

Ordem do Dia

Os vereadores aprovaram quatro projetos de autoria do Executivo Municipal. O primeiro (Nº 91/2018) autoriza a administração a permitir gratuitamente o uso de bens públicos à Associação Comunitária Caminho 2. O segundo (Nº 92/2018) autoriza o Poder Executivo a conceder transporte aos estudantes residentes em Cubatão. Já o terceiro (Nº 93/2018) dispõe sobre a Plano Municipal de Cultura. As três matérias foram aprovadas em segunda discussão.

O quarto projeto (Nº 82 /2018) foi aprovado em primeira discussão e versa sobre alterações na Lei Complementar Nº 2.513, que se refere às normas sobre o parcelamento, uso e ocupação do solo do município de Cubatão.