Câmara promove Painel sobre Justiça Restaurativa e Cultura de Paz

A Câmara Municipal de Cubatão promove na próxima quinta (dia 26 de abril), às 15 horas, no Anfiteatro do Legislativo, o Painel "Justiça Restaurativa e Cultura de Paz", com a participação de Vacildes Barboza de Souza, assistente social e coordenadora dos projetos de pacificação social do Instituto Anástasis; e de Flávia Rios, advogada e sócia-fundadora do Instituto Brasileiro de Justiça Restaurativa (IBJR). O evento é o segundo do projeto Ciclo de Debates Contemporâneos.

Neste Painel, as expositoras terão o objetivo sensibilizar e difundir junto à sociedade cubatense, especialmente os atores do Sistema de Justiça Juvenil e Sistema de Garantia de Direitos, jovens, famílias e atores comunitários, acerca da Justiça Restaurativa e os círculos de construção de paz como ferramentas de pacificação social.

A Justiça Restaurativa se configura como um modelo de responsabilização de situações de conflito, violência e ato infracional, que envolve seu autor, a vítima e a comunidade. Tal abordagem favorece a construção de soluções que promovam a reparação dos danos causados à vítima, a responsabilização do autor da infração, partindo das causas que influenciaram no cometimento do ato, e a restauração dos vínculos das pessoas afetadas, promovendo a participação da comunidade.

O Ciclo de Debates Contemporâneos, criado pelo Legislativo Cubatense, quer ser um espaço democrático para discutir os temas de interesse coletivo com a participação de diferentes setores da sociedade civil.

Os painéis do Ciclo de Debates Contemporâneos são abertos ao público e os participantes recebem certificado. Não é necessário inscrição prévia.