Câmara entrega certificados à alunos do Curso de Introdução à Política

Foto: SCS/CMC

A Câmara e a Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) “João Santana de Moura Villar”, promoveram na última quarta (26/06), a entrega dos certificados aos alunos que participaram do Curso de Introdução à Política, com carga horária de 25 horas. O encontro foi conduzido pelo presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), e na mesa dos trabalhos estiveram Wanderley Mange, diretor jurídico do Legislativo e Douglas Predo, coordenador da ELD. Foram entregues 20 certificados para os alunos que concluíram o concurso com o mínimo de 70% de aproveitamento.

As aulas tiveram início em 11 de abril e foram até 13 de junho, ocorrendo sempre todas as quintas-feiras. Ao total foram dez módulos apresentados, sendo eles; “Política: Pressupostos Introdutórios”; “Democracia, República e Federalismo”; “Dinâmica entre os Poderes no Brasil”; “Direitos Humanos e a Constituição de 1988”; “Sistemas Político-Econômicos”; “Políticas Públicas”; “Cultura Política Brasileira: Panorama Histórico”, “Semana e Justiça Eleitoral”, “Estado e Organizações da Sociedade Civil” e terminou com “Comunicação, Cidadania e Direito à Informação”.

A atividade teve como objetivo principal a educação para a cidadania, baseada em princípios éticos e humanistas. As aulas de uma maneira geral, apontaram os principais desafios para que haja um fortalecimento das instituições do Estado e tocaram aspectos centrais sobre o funcionamento da democracia, tais como a ética na política, divisão dos poderes, sistemas de governo e políticas públicas. Os professores também abordaram aspectos centrais da democracia, desde a participação política e os direitos políticos até a discussão sobre o sistema eleitoral e as peculiaridades da cultura política no Brasil.

A Escola do Legislativo dará continuidade aos seus trabalhos com a Palestra que ocorrerá no próximo dia 03/07, às 18h00, com o tema: “Depressão e Suicídio, ‘A Morte Anunciada’”, que será ministrada pela psicóloga clínica, Joselaine Aparecida Bertodi. Para o segundo semestre também está previsto a realização do “Curso de Participação e Controle Social”.

registrado em: