Campanha da Fraternidade desperta sociedade para a importância das políticas públicas

Foto: SCS/CMC

A Câmara Municipal de Cubatão promoveu ontem (03/04), o Ato Solene Alusivo ao Lançamento da Campanha da Fraternidade (CF) 2019: "Fraternidade e Políticas Públicas". O evento, que ocorreu no Plenário da Casa Legislativa, teve como orador oficial o bispo emérito da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pelo vereador Toninho Vieira (PSDB), autor do projeto que institui a CF no rol de eventos da Casa de Leis local.

Além do bispo, a mesa oficial da solenidade foi composta pelos padres João Chungath, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Lapa; Eniroque Ballerini, pároco da Paróquia São Francisco de Assis; e Wilson José da Silva, vigário da Paróquia São Judas Tadeu; além do vice-prefeito de Cubatão, Pedro de Sá e do vereador Sérgio Calçados (PPS). O Ato Solene contou com as intervenções do ex-vice-prefeito de Santos e representante da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, o psicólogo Eustázio Alves Pereira Filho; da presidente do Club Soroptimist Internacional de Cubatão, a assistente social Erenita Maria Barbosa; e da secretária geral da OAB Cubatão, a advogada Patrícia Luz da Silva Heliodoro dos Santos.

Dom Tarcísio ressaltou que a Doutrina Social da Igreja tem uma visão ampla da política, não a reduzindo à conquista e exercício do poder. O religioso fez menção às palavras do Papa Francisco que disse “os cristãos devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça”.

O bispo afirmou que as políticas públicas, foco da CF deste ano, são soluções específicas para problemas comuns. Essas medidas devem zelar pela segurança, ordem e pela garantia de direitos. Dom Tarcísio defendeu o protagonismo juvenil para pensar em projetos futuros para melhorar a vida em sociedade.

Eustázio comentou que os objetivos da CF são: despertar o espírito comunitário e a busca do bem comum nos leigos; educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.

Já Erenita comentou sobre o processo para elaboração das políticas públicas, que incluem a identificação de uma carência ou excesso na sociedade. A partir disso, a assistente social disse que as diferentes pessoas, organizações e instituições (públicas e privadas) interessadas no tema vão auxiliar na tomada de decisão. Ela chamou a atenção para a importância da participação popular nas audiências públicas, conferências e rodas de conversa, de modo que se construa uma política eficiente, que atende as demandas da população.

A secretária geral da OAB Cubatão recorreu à Constituição Federal de 1988 para comentar sobre os princípios da dignidade da pessoa humana. Ela comentou que a sociedade atualmente se preocupa somente com os direitos individuais, relegando a segundo plano o interesse coletivo, que diz respeito ao maior número de pessoas possível. Patrícia destacou que os governos e parlamentos precisam se comprometer com a criação de leis que respeitem a dignidade humana.

Defendendo o diálogo entre religião e política, Pedro de Sá disse que o Estado não pode somente indicar o caminho a um indivíduo, mas acolhê-lo, levando-o na direção certa. O representante do Poder Executivo admitiu que as políticas públicas para diferentes públicos na cidade ainda precisam evoluir muito.

O presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), e os vereadores Rodrigo Alemão (PSDB), Marcinho (PSB) e Aguinaldo Araújo (PDT) participaram do Ato Solene, que contou com a apresentação musical dos cantores Mariana Luizatto Rodrigues e Maurício Luizatto Rodrigues.