Campanha de Enfrentamento à Endometriose é aprovada pelos parlamentares

Foto: SCS/CMC

Os parlamentares aprovaram na última sessão (19/11), em segunda discussão, o projeto Nº 58/2019 que institui a Campanha Municipal de Educação Preventiva e de Enfrentamento à Endometriose. A matéria, de autoria do vereador Marcinho (PSB), prevê a realização anual de ações, no mês de março, com o objetivo de informar, conscientizar e mobilizar a população sobre os sintomas da endometriose, doença crônica que atinge milhões de mulheres em fase reprodutiva no Brasil e no mundo.

Pelo projeto aprovado, a Campanha promoverá fóruns de debates, palestras, seminários e audiências públicas sobre a importância da prevenção e o enfrentamento à endometriose. Além disso, a administração municipal providenciará a divulgação de material informativo impresso ou audiovisual voltado à conscientização da sociedade acerca dessa grave doença.

Essas ações previstas na Campanha poderão ser realizadas com a participação voluntária de profissionais de medicina, psicologia, psiquiatria, serviço social, educação, entre outras áreas do Poder Público, instituições públicas e privadas, igrejas, e a população em geral. Convênios entre a Prefeitura e essas entidades poderão firmados a fim de promover essas iniciativas de formação.

“Às vezes temos notícias de mulheres que demoram meses para realizarem seus exames periódicos ”, afirmou Marcinho. O parlamentar chamou a atenção para a importância do exame clínico e de cuidados preventivos para mulheres portadoras da endometriose. “Precisamos dar mais visibilidade para os sintomas e tratamento dessa doença”.

O presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), ressaltou que as mulheres com endometriose convivem muito com dores crônicas. Ele lembrou que a doença é de difícil diagnóstico e que, por isso, muitas mulheres sofrem com a falta de respostas. “Faltam políticas públicas de saúde que amenizem os sofrimentos de quem tem endometriose”, criticou o chefe do Legislativo.

A endometriose é uma doença assintomática que atinge mulheres em fase reprodutiva. A doença geralmente é assintomática. Quando os sintomas aparecem, em geral, as mulheres relatam dismenorreia (cólica menstrual que, com a evolução da doença, aumenta de intensidade e pode incapacitar as mulheres de exercerem suas atividades habituais), dispareunia (dor durante as relações sexuais), dor e sangramento intestinais e urinários durante a menstruação, e infertilidade.

Outros projetos de parlamentares

Foi aprovado também o projeto Nº 153/2019, de autoria da vereadora Érika Verçosa, que institui o Dia do Diácono e da Diaconisa no Calendário Oficial da Cidade.

Os parlamentares também aprovaram o projeto Nº 116/2019, de autoria do vereador Dr. Anderson Veterinário, que denomina o Centro de Artes Marciais, localizado no piso superior do Centro Esportivo Pita, Waldir Dias Costa, idealizador de diversos projetos sociais na cidade e que faleceu em 9 de abril deste ano.