CEV da CDHU recebe representantes da companhia estadual e da Prefeitura

Foto: SCS/CMC

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que discute a execução de obras realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) na cidade se reuniu ontem (22/11) com o vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Pedro de Sá, e o gerente regional da empresa estadual, César Augusto de Souza Ferreira. A reunião foi a última antes da apresentação do relatório final no plenário da Câmara.

Para secretário de Planejamento, as contrapartidas sociais reivindicadas junto à CDHU, como a construção de unidades de ensino, postos médicos e áreas de lazer, são hoje responsabilidade da administração municipal. Ele sugeriu que o município busque recursos nas esferas estadual e federal para execução dessas obras.

O representante da CDHU comentou que o Executivo Municipal pode viabilizar a construção de creches nos conjuntos habitacionais por meio do programa estadual “Creche Escola”, que tem o objetivo de auxiliar os municípios a aumentar o número de vagas na Educação Infantil, por meio de convênios firmados com as prefeituras das cidades paulistas. Na iniciativa, a secretaria de Educação do Estado de São Paulo fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções, já as administrações municipais devem apresentar o terreno, realizar a licitação e a condução dos serviços.

O presidente da CEV, Wilson Pio (PSDB), disse que recebeu inúmeros relatos de moradores do Conjunto Rubens Lara sobre a situação dos funcionários da empresa contratada para realizar obras no bairro. Segundo o parlamentar, existem denúncias que os operários estariam trabalhando sem equipamentos de segurança, além de que a refeição não estaria sendo fornecida. O vereador ressaltou que a comissão irá oficiar a CDHU acerca desses problemas e cobrará maior fiscalização.

Conforme o vereador do PSDB, a CEV teve o objetivo de discutir medidas para melhorar a qualidade de vida dos moradores dos conjuntos habitacionais, que foram erguidos pela CDHU nos últimos anos. O parlamentar lembrou que muitas pessoas foram removidas dos bairros Cota para esses núcleos, mas os locais não oferecem a infra-estrutura necessária para a habitabilidade dos mesmos.