Cidadania: Adolescentes do Camp Cubatão participam do programa "A Casa É Sua"

Foto: SCS/CMC

Os integrantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Camp Cubatão visitaram hoje (27/05) a Câmara Municipal de Cubatão dentro do programa “A Casa É Sua”. Durante a visita, os adolescentes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, além de vivenciarem práticas de cidadania ativa, com a participação do chefe da Casa de Leis, Fábio Roxinho (MDB) e os vereadores Marcinho e Ivan Hildebrando (PSB), e o diretor-secretário da Câmara, Vanderley Mange.

Num primeiro momento, o coordenador de Comunicação da Câmara, Michel Carvalho, exibiu um vídeo aos participantes do "A Casa É Sua", no anfiteatro do Legislativo. Entre os conteúdos apresentados na projeção, informações sobre os regimes políticos, a divisão de poderes no Brasil, a Constituição Federal, o papel da Câmara Municipal e a importância do engajamento cívico.

Em seguida, os alunos conheceram o plenário da Câmara (Sala Helena Meletti Cunha), espaço em que os vereadores discutem e votam matérias de interesse público. Os estudantes também participaram de uma simulação de eleição para a Mesa Diretora da Câmara em que aprenderam as funções de cada membro desse órgão parlamentar.

Os integrantes do SCFV tiveram inda a oportunidade de conversar com os vereadores sobre os problemas da cidade e também sobre o trabalho parlamentar. A visita foi finalizada no Salão Afonso Schmidt, que abriga as galerias dos Presidentes da Câmara e dos Constituintes Cubatenses.

O presidente da Câmara comentou que o programa “A Casa É Sua” tem o objetivo de mostrar aos jovens como atua o vereador no cotidiano da cidade. Roxinho disse que geralmente se tem uma imagem negativa dos políticos. “Não podemos generalizar. Tem gente boa e ruim em todo lugar”. Sobre o trabalho parlamentar, ele ressaltou que quem escolhe ser representante do povo não tem sábado nem domingo.

Marcinho destacou que hoje, com o avanço das redes sociais, o contato da população com os representantes eleitos ficou facilitado. Além disso, o vereador fez questão de lembrar que o trabalho parlamentar pode ser conferido no site institucional da Câmara.

Já Ivan Hildebrando defendeu a participação do jovem na vida política da cidade. Ele comentou que tudo o que é discutido na Câmara tem reflexo no vida das pessoas e, por isso, a sociedade deve se interessar. O parlamentar ainda alertou para o perigo das fake news que envolvem políticos. “O (programa) A Casa É Sua serve para derrubar alguns mitos sobre os vereadores”.

Os adolescentes do SCFV que participaram do programa A Casa É Sua foram divididos em duas turmas (manhã e tarde). A visita foi acompanhada pelas funcionárias do Camp Cubatão, Thamires Alcântara (coordenadora psicossocial) e Irene Lages de Sousa (assistente social).

O programa “A Casa É Sua” é uma atividade permanente de promoção da cidadania da Câmara de Cubatão. O objetivo é capacitar e qualificar a atuação dos munícipes, com destaque para crianças e jovens da rede municipal de ensino e de associações, para participarem ativamente do processo democrático, sob a perspectiva das questões inerentes às funções e à atuação do Poder Legislativo.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.