Cléber do Cavaco pede reativação do programa "Leite Amigo"

Durante a 4ª Sessão Ordinária, ocorrida ontem (28/02), o vereador Cléber do Cavaco (PRB) apresentou quatro requerimentos, aprovados por unanimidade pelo plenário da Câmara, solicitando uma série de medidas por parte do Executivo Municipal. O primeiro deles se refere ao pedido de reativação do "Plano de Saúde Preventiva Escolar - Leite Amigo"

O vereador explicou que por conta dos altos índices de desemprego na cidade, muitas famílias estão sofrendo com a falta de alimentos em seus lares, afetando diretamente as crianças em fase escolar. Cléber do Cavaco afirma que o "Leite Amigo" se trata de uma medida de prevenção nutricional que garante o bom desenvolvimento físico e neurológico infantil, com isso, é possível contribuir com a redução da evasão escolar.

O parlamentar do PRB comentou que a iniciativa funcionou com êxito em gestões anteriores e poderia ser reativada na atual administração. O Decreto Municipal Nº 7925/2000, que instituiu o Leite Amigo, garante que crianças com assiduidade mínima de 90% nos meses anteriores à distribuição, terão direito a dois quilos de leite em pó integral por aluno, cabendo à Secretaria de Educação rigoroso controle da frequência e da entrega do alimento ao consumidor final.

Ostomizados
Cléber do Cavaco (PRB) solicitou à Prefeitura a instalação de banheiros adaptados aos ostomizados nos equipamentos públicos. Pessoas ostomizadas são aquelas que precisam passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação.

Espaço Esportivo
O vereador do PRB pediu à administração municipal a instalação de uma quadra esportiva embaixo do viaduto Rubens Paiva, na região da Vila dos Pescadores.

Unidade Escolar
Cléber do Cavaco ainda apresentou requerimento, solicitando ao prefeito Ademário Oliveira, a instalação de uma escola municipal de ensino fundamental e médio na Vila dos Pescadores, uma vez que muitas crianças e adolescentes do bairro precisam percorrer uma grande distância para estudar, contrariando o inciso V do artigo 53 do Estatuto da Criança e Adolescente, que prevê como direito o "acesso à escola pública e gratuita próxima de sua residência".