Comissão discute plano municipal de evacuação e monitoramento

Foto: SCS/CMC

A Comissão Especial de Vereadores (CEV), nomeada pela Resolução Nº 2.924/2019, que discute a criação de um plano de emergência e evacuação para a população de Cubatão recebeu ontem (21/03) representantes do Centro de Integração e Desenvolvimento Empresarial (CIDE), do Corpo de Bombeiros local, da secretaria de Segurança Pública e da Comissão Municipal de Defesa Civil.  O encontro serviu para alinhar questões que envolvem o acompanhamento destas ações, monitorando para que haja a prevenção de acidentes. A reunião foi conduzida pelo presidente da CEV, Rodrigo Alemão (PSDB), e contou com a participação dos parlamentares Marcinho (PSB), Sérgio Santana (PPS) e Wilson Pion (PSB)

O gerente regional do CIDE, Sr. Valmir Ramos Ruiz, destacou que a responsabilidade a respeito dos planos de evacuação é da Empresa Metropolitana de Águas e Energia S. A. (EMAE). Ele afirmou que existem outras preocupações, além da represa Rio das Pedras, como deslizamentos na Serra do Mar, acidentes nas indústrias. O gestor garantiu que o CIDE mantém o monitoramento constante na cidade.

O primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros local, André Moreira Lima, comentou que é necessário verificar se as medidas que estão sendo executadas em outros municípios, a respeito de prevenção de acidentes e planos de evacuação, são compatíveis com as condições geográficas, sociais e econômicas de Cubatão. Ele afirmou que a EMAE não encaminhou nenhuma informação a respeito das condições da Barragem Rio das Pedras à corporação. Lima ainda disse que a unidade local do Corpo de Bombeiros do Município necessita de ajuda para atender um possível no caso de um eventual rompimento da barragem.

Os representantes da Defesa Civil comentaram sobre a necessidade de monitorar os dutos que cruzam o município. Eles afirmaram que existe um contato direto entre órgão municipal e a EMAE, a qual disponibiliza periodicamente informações sobre o nível do rio da barragem. Sobre os Núcleos de Defesa Civil (NUDEC) no município, os profissionais explicaram que esses espaços ajudam na prevenção de acidentes.

Os vereadores demonstraram preocupação acerca de alguns pontos no município, como nos bairros Pilões, a Vila dos Pescadores e Vila Esperança, em que há um grande número de pessoas residindo e poucas saídas em uma eventual evacuação, além de moradias em situações precárias, apresentando grandes riscos de acidentes.

Ao final da reunião, a CEV deliberou por solicitar informações do CIDE sobre a elaboração do APELL para Cubatão e também sobre a existência de simulados de acidentes na cidade. Por fim, os parlamentares pediram o envio de relatórios relativos à manutenção das comportas do Rio Perequê e Rio das Pedras.

Atualizado 22/03 às 14h43.