Comissão discutirá problemas relacionados à atuação da Sabesp no município

Nos últimos dias, a população cubatense tem sofrido com diversos problemas relativos ao fornecimento e tratamento de água efetuado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Preocupado com essa situação, o vereador Ivan Hildebrando (PSB) apresentou requerimento criando a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que tratará dos assuntos relacionados à Sabesp no município.

Ivan Hildebrando comentou que alguns bairros ficaram vários dias sem água durante o último feriado de Carnaval, o que ele classificou como inadmissível. O vereador disse que além dos problemas relativos ao fornecimento de água, ainda existem as obras realizadas pela Sabesp no município, que resultaram em buracos e marcas de depressão em diversas vias públicas, causando vários transtornos à população, principalmente em períodos de chuva.

A CEI também discutirá o contrato de serviço de fornecimento e tratamento de água da Sabesp com a Prefeitura, que se encontra em fase de renovação. O vereador considera que este é o momento para repensar as condições contratuais de modo a contemplar os interesses da cidade. "Os erros de outrora não podem ser cometidos novamente", afirmou. O parlamentar defendeu a aplicação de penalidades caso a empresa venha causar danos nas vias públicas da cidade.

Na última sexta (16/02), durante reunião com representantes locais da Sabesp na Câmara, Ivan Hildebrando, juntamente com os vereadores Rodrigo Alemão (PSDB), Wilson Pio (PSDB) e Ricardo Queixão (PDT), cobrou da Companhia um cronograma de obras, que indique os dias em que ocorrerão as interrupções no fornecimento de água e também o término dos serviços executados nas vias públicas. "Demos um ultimato à Sabesp. Eles terão que respeitar os moradores de Cubatão", ressaltou o parlamentar.

A CEI será composta de três vereadores e deve iniciar os trabalhos de apuração nos próximos dias.