Comissão investigará problemas no atendimento da Caixa de Previdência

Os parlamentares aprovaram hoje (28/08) o pedido de abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investigará supostas irregularidades na liberação de exames e procedimentos cirúrgicos na Caixa de Previdência dos Servidores Municipais de Cubatão. A iniciativa é do vereador Dr. Anderson Veterinário (PRB), que afirma que os mutuários do plano de assistência médica estão sofrendo com a morosidade no momento de autorização das guias.

O parlamentar do PRB contou o caso de Dona Tereza, que teve um infarto recentemente, e precisou esperar doze dias para obter a autorização da cirurgia de ponte de safena. Anderson Veterinário afirmou que foi pessoalmente à Caixa para obter mais informações sobre os motivos da demora, mas, conforme seu relato, foi muito mal atendido por uma das diretoras da autarquia municipal. “Se tratam assim o vereador da cidade, imagine os mutuários”, criticou. Ele ainda lembrou que o marido de Dona Tereza contribuiu regularmente com a Caixa por mais de 25 anos e que seus familiares mereciam um tratamento mais digno nesse momento delicado.

Anderson Veterinário ainda comentou que vem recebendo diversas denúncias a respeito da demora para autorização ou liberação das guias médicas pela Caixa para que os mutuários possam realizar exames procedimentos cirúrgicos de média e alta complexidade. O vereador chamou a atenção para o fato de, em alguns casos, o tempo para o diagnóstico e tratamento é crucial para que ocorra tratamento eficaz e bem-sucedido, por isso, a morosidade na saúde pode ter consequências fatais. “Tem situações que passam dos limites”, indignou-se.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), aproveitou o assunto para criticar o modelo atual da Caixa, que aglutina Previdência e Assistência Médica. O vereador destacou que o colapso do sistema está próximo e, por isso, a Mesa Diretora elaborou recentemente um projeto de lei para oferecer assistência médica de qualidade para os servidores do Legislativo, incluindo ativos inativos, pensionistas e dependentes. “Cada poder ou autarquia tem que ter seu próprio plano, como acontece com o Tribunal de Justiça e outros órgãos públicos”, destacou o parlamentar.

A CEI será composta por três vereadores e funcionará por 45 dias.