NOTA OFICIAL

A respeito da matéria “Custo das câmaras varia 444%”, publicada hoje (01/10/18), a Câmara Municipal de Cubatão esclarece que:

1- Ao comparar os gastos do Legislativo Cubatense com os da cidade de São Vicente, a reportagem não menciona que a Câmara de Cubatão possui uma TV Legislativa, que oferece uma programação 24 horas no canal 4 da NET e no youtube; além de contar com um site institucional atualizado e uma fanpage no Facebook, que prestam contas da atuação dos vereadores e disponibilizam conteúdos sobre cidadania e serviços de utilidade pública.
2- A reportagem também desconsidera o fato de a Câmara de Cubatão ter devolvido ao Executivo no ano passado R$ 5.674.329,52. O montante é fruto de uma gestão eficiente e sensível, que contribuiu, por exemplo, para o pagamento do 13º terceiro-salário dos servidores municipais.
3- No trecho da matéria: “A Câmara de Cubatão, com o maior custo por habitante, informou apenas que também cumpre medidas de economia que reduzem o orçamento ano a ano”, a reportagem desconsidera as respostas enviadas pela assessoria de imprensa da Câmara no dia 27/08. Entre as medidas de economicidade implantadas pelo Legislativo estão: implantação de pregão presencial e a consequente redução no valor dos contratos, como, por exemplo, o de vigilância; digitalização de processos legislativos, reduzindo gastos com papel e impressão; implantação de cotas de impressão/ copiadora para cada gabinete; e redução de horas-extra para servidores.
4- Além disso, a Câmara Municipal de Cubatão aperfeiçoou seu portal da transparência, facilitando a consulta acerca de receitas, despesas, repasses e transferências da Casa Legislativa, além de relatórios do controle interno e folha de pagamento.
5- A Câmara Municipal de Cubatão é uma das poucas da região que mantém programas institucionais de aproximação com a população, como Tribuna Popular, A Casa É Sua, e Ciclo de Debates Contemporâneos.

Por fim, a Câmara Municipal de Cubatão reafirma seu compromisso com uma gestão proba, democrática e eficiente, respeitando os parâmetros que orientam a administração pública.