Coreógrafa reverencia negros que ousaram desafiar o mundo durante Ato Solene

Coreógrafa reverencia negros que ousaram desafiar o mundo durante Ato Solene

Foto: SCS/CMC

“Os tempos são outros, mas não menos racistas”, assim falou Silvia Maria Santos da Silva, coreógrafa e oradora oficial do Ato Solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, realizado ontem (29/11) no plenário da Câmara. A solenidade, conduzida por Érika Verçosa (PSDB), presidente da Comissão Especial de Vereadores (CEV) que organizou o Ato, prestou homenagens a personalidades negras da cidade.

Além da vereadora Érika Verçosa e Silvia Maria, a mesa oficial do Ato contou com a presença dos parlamentares Jair do Bar e Cleber do Cavaco, ambos membros da CEV; o secretário municipal de Turismo, Antônio Martins Ribeiro; e a assessora de Politicas de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Cubatão, Sueli Almahzi Machado.

Silvia Maria é conhecida por seu trabalho na linha de frente da Banda Marcial de Cubatão. Sua experiência faz parte do livro “Linhas de Frente das Bandas Marciais de São Paulo”, do especialista no assunto, Eliseu de Miranda Correa. Segundo a publicação, a orador oficial lançou bases para os instrutores a partir de um estudo minucioso e intelectual das peças a serem executadas em suas produções.

A coreógrafa, que é ex-diretora de produção da Cia. de Dança de Cubatão, comentou que o Ato Solene servia para reverenciar a história a ancestralidade do povo negro, que guarda na pele e na alma as marcas da opressão. Silvia contou que durante sua trajetória percebia olhares estranhos, que remetiam a um racismo velado, mas, segundo ela, isso nunca a abateu. A oradora oficial dedicou a homenagem recebida da Câmara a todos os negros que ousaram a desafiar o mundo.

As bancadas com representação na Câmara concederam honrarias a personalidades negras que atuam em Cubatão. Foram eles: Allan Vicente (PSB), Antonio Lima de Souza (MDB), Araci Ponciano Martins da Silva (PT), Júlio Evangelista Santos Júnior (PPS), Luemar Celso Tibúrcio (PSDB), e Wantuil Henrique dos Santos (PRB). A Câmara também prestou homenagem a Miss Cubatão Blenda Oliveira, moradora do Jardim Casqueiro, que recentemente conquistou 4º lugar no Miss São Paulo Brasil Fashion Show.

Os vereadores Sérgio Calçados (PPS), Rodrigo Alemão (PSDB), Wilson Pio (PSDB), Marcinho (PSB), Fábio Roxinho (MDB), e Rafael Tucla (PT) estiveram presentes na solenidade. O Ato Solene contou as apresentações musicais de Silvio Junior, Jackson e Jonis Ferreira.