Cubatão dá um importante passo para se transformar em Município de Interesse Turístico

crédito: Rodrigo Palassi

A Câmara aprovou ontem (29/08) o Plano Diretor de Turismo (PDTUR) de Cubatão, que estabelece estratégias, diretrizes e ações para o desenvolvimento do turismo e através dele, possibilitar avanço nos mais diversos segmentos da cidade tais como econômico, social, cultural e ambiental. O documento é um pré-requisito para que o município seja reconhecido como de interesse turístico, categoria de classificação recentemente criada pelo Governo do Estado.
Érika Verçosa (PSDB) comentou que a tramitação do projeto que torna Cubatão município de interesse turístico está adiantada na Assembléia Legislativa. Segundo a vereadora, o autor da propositura, o deputado estadual Paulo Correa (PEN), vem se empenhando para aprovar a iniciativa, que teve seu texto aprovado em todas as comissões técnicas. A parlamentar disse que Cubatão precisa deixar de ser uma cidade apenas de "passagem" e começar a explorar todo o seu potencial turístico.
"Desde 2013, quando os deputados Jorge Caruso e Baleia Rossi apresentaram o projeto de lei classificando Cubatão como município de interesse turístico tenho pedido e cobrado esse Plano Diretor" celebra o vereador Fábio Roxinho (PMDB). Ele disse que esse reconhecimento à cidade se trata de uma questão de respeito, uma vez que é a única cidade da Baixada Santista que não possui nenhum título associado ao turismo.
O PDTUR é fruto das as audiências públicas que aconteceram no mês de julho. Nelas, foram debatidas ações que visem recuperar e desenvolver os segmentos turísticos da cidade (ecológico, de aventura, histórico-cultural, industrial-negócios, náutico e de base comunitária). O secretário municipal de Turismo, Antônio Martins Ribeiro, e sua equipe técnica estiveram presentes nas galerias do plenário durante a sessão que aprovou o PDTUR.
Após a aprovação do PDTUR, o plano será encaminhado para apreciação dos setores técnicos da Secretaria Estadual de Turismo.
O referido projeto foi aprovado em primeira e segunda discussões, sendo a segunda em sessão extraordinária. A propositura segue agora para a sanção do prefeito municipal.