Curso de educação política desperta interesse de jovens da cidade

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) da Câmara de Cubatão, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer (KAS), promoveu nos dias 20, 21 e 22 de agosto o Curso On-line de Iniciação Política. A atividade, voltada para os estudantes do ensino médio da cidade, teve o objetivo de oferecer um conteúdo capaz de alterar a relação da sociedade com a política, contribuindo para formar eleitores conscientes e cidadãos ativos. As aulas remotas foram desenvolvidas por meio de videoconferência.

O curso contou com as aulas dos professores Leandro Torelli, historiador, professor e mestre em História Econômica; Rodney Amador, historiador, professor, pesquisador do NECI-USP e graduando em Ciências Sociais; e Humberto Dantas, doutor em Ciência Política (USP), professor e coordenador dos cursos da KAS. Entre os temas abordados, estão assuntos essenciais da filosofia política, que associam a consolidação da democracia a duas bases fundamentais: participação (associada à garantia do voto), e a e educação (acesso formal ao conteúdo necessário à compreensão política e eleitoral).

Segundo Dantas, no caso específico de Cubatão, houve a participação de muitos jovens, de diferentes lugares, escolas e realidades. Ele conta que chamou a atenção o alto nível das perguntas e o interesse dos participantes. Para o professor, a educação política é a base para o conceito de cidadania. “A educação cívica é o que Theodor Marshall, o teórico mais respeitado para a definição de cidadania, entendia como instrumento capaz de transformar o sujeito rude em cavalheiro”.

Sobre a confusão que algumas pessoas fazem entre educação política e formação eleitoral, Dantas explica que uma coisa é subproduto da outra. Para ele, o chamado letramento político não se restringe a uma prática que opera no calendário eleitoral, mas sim no cotidiano dos indivíduos de maneira geral. De acordo com Dantas, a formação eleitoral deveria ser melhor trabalhada pelos partidos a fim de qualificar as candidaturas. “Falta às legendas melhorarem muito essa parte por meio de suas fundações, mas nesse ponto em especial é um desafio dos partidos e não o nosso”.

Douglas Predo, procurador jurídico e coordenador da ELD, avaliou positivamente a experiência do curso de iniciação política na modalidade remota. “A participação dos jovens é muito importante, para ambientá-los a temas cruciais”. Para o advogado, a educação política permite que o indivíduo amplie os horizontes sobre o exercício da cidadania, de modo que enxergue os fatos e situações com uma visão mais global, que ultrapassa o ano eleitoral.

Parceira da ELD nesta iniciativa, a Fundação Konrad Adenauer é uma instituição alemã, associada ao partido da União Democrata-Cristã. Sua sede fica localizada em Berlim, porém, ela está presente no Brasil desde 1969, reunindo lideranças atuais e futuras da política e da sociedade, para incentivar o diálogo sobre os principais desafios do país. O curso on-line de iniciação política tem o apoio da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (Apel).