Dia de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia é aprovado na Câmara

Foto: Rodrigo Palassi | SCS/CMC

Durante a 35ª sessão ordinária da Câmara, realizada na última terça (01/10), foi aprovado em segunda discussão, o Projeto de Lei nº 76/2019, que institui o “Dia Municipal de Conscientização e Enfrentamento à Fibromialgia”, em Cubatão. A proposta é da vereadora Érika Verçosa (PSDB) e tem como objetivo promover eventos de esclarecimentos, palestras de conscientização e outras atividades educativas, por meio de ações conjuntas entre secretarias ou em parceria com as organizações da sociedade civil.

A fibromialgia é uma doença que se apresenta através de dores intensas por várias partes do corpo que provocam fadiga, distúrbios do sono e episódios depressivos. A patologia é silenciosa, não detectável em exames laboratoriais e, às vezes, não causa qualquer transformação externa na pessoa. A origem da doença ainda não é totalmente conhecida, mas a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) calcula que no Brasil, a fibromialgia afeta 3% da população. As mulheres na faixa etária de 30 a 55 anos são as mais atingidas, mas existem casos mais velhas, crianças e adolescentes. Por isso, a sociedade alerta para a importância de se observar os sintomas como dor desproporcional a lesões ou excesso de fadiga.

Na sessão do dia 24 de setembro, a vereadora Érika Verçosa leu o depoimento de uma munícipe que sofria desta enfermidade e era desrespeitada pelo fato de as pessoas acharem que era preguiça ou falta de vontade de realizar suas atividades normais. Diante disso, a parlamentar ressaltou que é preciso maior esclarecimento a respeito da doença, de forma que se evite comentários despeitosos e manifestações de preconceito. “É necessário que as pessoas entendam que não é um ‘mimimi’, é uma doença séria”, enfatizou Érika.

O projeto segue para a sanção do Prefeito Municipal. O “Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento” fará parte do calendário oficial de Cubatão, e será comemorado no dia 12 de maio de cada ano.