Dom Tarcísio Scaramussa defende valorização da família e critica individualismo

O bispo titular da Diocese de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, foi o orador oficial da Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família, ocorrida ontem (22/08) no plenário da Câmara Municipal. Durante sua explanação, o religioso criticou o individualismo que permeia as relações humanas, e defendeu ações que valorizem a convivência e o bem comum.

Conduzida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), a solenidade contou com a presença na mesa dos trabalhos do prefeito Ademário Oliveira; do assessor eclesiástico da Pastoral da Família, o padre José Myalil Paul; o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, o padre João Chungath; o pároco da Igreja São Judas Tadeu, o padre Eniroque Ballerini; e o ex-presidente da Câmara, Donizete Tavares, autor do decreto legislativo que instituiu a Sessão Solene Comemorativa à Semana da Família.

O bispo diocesano condenou a atuação de organismos internacionais que, segundo ele, lançam mão de expedientes contra a vida, como políticas de esterilização em massa, controle de natalidade e defesa do aborto. O orador oficial disse que essas pautas colocam em xeque ao papel da família e do matrimônio na sociedade contemporânea. Ele defendeu políticas públicas de assistência às gestantes em situação de vulnerabilidade social.

Dom Tarcísio Scaramussa fez referência à 9ª edição do Encontro Mundial das Famílias, que está sendo realizado em Dublin, na Irlanda, com a presença do papa Francisco, e tem como tema: “O Evangelho da Família, alegria para o mundo”. Cardeais, teólogos, religiosos e leigos estão refletindo sobre o matrimônio e a espiritualidade da família. O bispo diocesano, baseado no documento “A Alegria do Amor”, de autoria do pontífice, ressaltou que a cultura do individualismo está desenvolvendo dinâmicas de impaciência e agressividade, como se os seres humanos não quisessem mais conviver juntos.

O prefeito Ademário Oliveira destacou as ações sociais desenvolvidas na cidade pela Igreja Católica, destacando a atuação da Casa de Emaús, criada pelo padre Antonio Pereira Luz da Paróquia São Francisco de Assis. O chefe do Executivo Municipal disse que a família é a base de tudo, e quando o tecido familiar se degrada causa impacto diretos na gestão pública do município. Donizete Tavares afirmou que, apesar das limitações legais do cargo de vereador, tem orgulho de ser autor do decreto legislativo que criou a solenidade em alusão à Semana da Família.

Desde 1973, a Igreja Católica do Brasil celebra a Semana Nacional da Família. A tradição começou nas comunidades da Diocese de Santos. Anualmente, a Coordenação Nacional destaca um tema que deverá ser objeto de atenção e reflexão na sociedade brasileira. O objetivo da iniciativa é mobilizar os movimentos sociais, instituições de ensino, empresários, profissionais liberais, agentes políticos, e de modo particular os cristãos, no sentido de promover os valores da família, como o amor, a amizade, a partilha, a solidariedade, a justiça e a dignidade humana.

Participaram da solenidade os diáconos Isaque Martins da Silva, Wilson José da Silva, Reinaldo Flor de Souza e Antônio José dos Santos. Os vereadores Cléber do Cavaco (PRB), Lala (SD), Marcinho (PSB), Aguinaldo Araújo (PDT), Sérgio Calçados (PPS) e Toninho Vieira (PSDB) também estiveram presente na Sessão Solene.

A solenidade contou com a presença de membros do secretariado municipal, religiosos e membros das comunidades cubatenses. Durante a sessão solene, o Coral do Projeto Músicos Católicos da Baixada Santista (MCBS), sob a regência do músico Célio Perez, entoou cantos com a temática da família.