ELD abre inscrições para Curso de Introdução à Política

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) “Vereador Presidente João Santana de Moura Vilar” abre inscrições para o Curso de Introdução à Política (CIP). A atividade, organizada em dez módulos, tem como objetivo principal a educação para a cidadania, baseada em princípios éticos e humanistas. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/2HBlzVd. Os encontros ocorrerão às quintas, às 18h30.

Segundo o coordenador pedagógico da ELD, Michel Carvalho, as aulas apontarão os principais desafios para o fortalecimento das instituições do Estado e tocarão aspectos centrais sobre o funcionamento da democracia, tais como a ética na política, divisão dos poderes, sistemas de governo e políticas públicas. Os professores também tratarão dos aspectos centrais da democracia, desde a participação política e os direitos políticos até a discussão sobre o sistema eleitoral e as peculiaridades da cultura política no Brasil.

O curso ainda debaterá com os presentes as competências, freios e contrapesos desses poderes, analisando as peculiaridades na dinâmica de relação entre essas esferas e o papel da Imprensa na construção da opinião pública.

O CIP contará com os seguintes módulos:

• Política: pressupostos introdutórios;
  • Democracia, República e Federalismo;
  • Sistemas de Governo;
  • Direitos Humanos e a Constituição de 1988;
  • Dinâmica entre os Poderes no Brasil;
  • Políticas Públicas;
  • Cultura Política Brasileira;
  • Sistema Eleitoral e Justiça Eleitoral;
  • Estado e Organizações da Sociedade Civil: grupos de interesse e de pressão, lobby, e advocacy;
  • Mídia e Opinião Pública – o direito à informação.

Mais informações sobre o CIP e outras atividades da Escola do Legislativo e da Democracia, entre em contato pelo email: eld@camaracubatao.sp.gov.br.

registrado em: