Em Audiência Pública, parlamentares cobram informações sobre a falta de vacinas no município

Foto: SCS/CMC

Na manhã de hoje (27/09), a Câmara promoveu a Audiência Pública da Saúde, referente ao 2º Quadrimestre de 2019, em cumprimento a Lei Complementar nº 141, de 13 de janeiro de 2012. A prestação de contas, ocorreu no Plenário da Casa de Leis e foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, o vereador Marcinho (PSB). Na mesa dos trabalhos também estiveram do vereador Jair do Bar (PT); o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro Donizete de Oliveira e o gerente regional da Fundação São Francisco Xavier, Gustavo Cristiano, além da secretária de saúde, Andréa Pinheiro.

Os parlamentares cobraram da secretária de saúde, explicações a respeito da falta de vacinas no município. A representante da pasta respondeu que a falta de distribuição das imunizações são de responsabilidade do Ministério da Saúde. Mesmo diante da problemática, Andréa garante que até o mês de novembro as vacinas já serão repostas.

Outra indagação feita por Marcinho, foi referente à organização da marcação de exames de ultrassom para ser marcado diretamente no local. A secretária respondeu que havia uma revindicação por parte dos municípios para que tivesse esta opção e foi atendida, e o resultado tem sido ótimo. “É importante informar que o número de absenteísmo caiu de 40% para 4%”, informou.

Questionado pelo vereador Marcinho a respeito dos problemas com o aparelho de Raio X, Gustavo Cristiano informou que nenhum dos dois equipamentos existentes estão inoperantes, mas que existe um problema de conexão. O representante da FSRX explicou que quando há esta falha, os aparelhos são desconfigurados e por isso há uma busca por uma opção que se evite maiores problemas neste caso. “Estamos buscando alternativa para garantir o melhor atendimento”.

Já o vereador Ricardo Queixão (PDT) questionou a representante da saúde no município, a respeito da falta de remédios na cidade. Andréia respondeu que até meados do primeiro semestre toda compra era realizada na Secretária de Finanças e que foi solicitado  o pregão fosse realizado na Secretaria de Saúde e o pedido foi atendido, o que a partir desse momento foi acelerado a distribuição dos remédios.  A secretária aponta que apenas aproximadamente 20% dos medicamentos estão em falta, mas que 15% já estão em fase de entrega no município.

O vereador Jair do Bar (PT) elogiou o trabalho feito pela Andréa Pinheiro na gestão da saúde do município, mesmo sabendo dos problemas existentes. “Sabemos que há problemas, mas é possível perceber o empenho que a secretária tem em fazer o melhor pela saúde”, enalteceu o parlamentar.

No final, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, comentou a respeito das frustrações que existe no setor, uma vez que há muitos problemas no atendimento básico. “Há uma preocupação muito grande com o atendimento de urgência e emergência, mas não há com o atendimento básico”, criticou Alessandro de Oliveira.