Em audiência pública, secretária de saúde responde a questionamentos de parlamentares

Foto: SCS/CMC

A Câmara realizou hoje (31), a Audiência Pública da Saúde referente ao primeiro quadrimestre de 2019, em obediência à Lei Complementar Nº 141 de 13 de janeiro de 2012. A prestação de contas foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, o vereador Marcinho (PSB). Durante o evento, a secretária da pasta, Andréa Pinheiro esclareceu uma série de questionamentos dos vereadores, dentre eles, as melhorias nas unidades básicas de saúde (UBS) da cidade.

Os parlamentares elogiaram a estrutura do Hospital Municipal, mas cobraram melhorias nas (UBS), uma vez que os postos não têm suportado à grande demanda de pacientes. Outro apontamento feito pelos pares, foi em relação à demora nos atendimentos, em especia, as cirurgias ginecológicas.

Os vereadores Jair do Bar (PT) e Marcinho comentaram sobre diversos casos de pacientes que, desde a última audiência pública, esperam por atendimento hospitalar. Em resposta, Andréa disse que já uma fila de espera e é necessário aguardar o chamamento para a realização do procedimento. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alessandro Oliveira, fez coro à secretária e completou dizendo, que não é justo passar um paciente na frente, sendo que todos estão na espera.

Outro ponto questionado pelo vereador Marcinho foi em relação aos beneficiários do Programa Bolsa Família. O parlamentar questiona a defasagem dos números de pessoas que deveriam receber o benefício. A secretária respondeu que irá apurar onde possa ter ocorrido o erro apontado. “Nós temos o acompanhamento, mas no sistema não está aparecendo. Por isso vamos traçar uma estratégia melhor para alimentar o sistema e evitar com que estes erros aconteçam”, esclarece.

Toninho Vieira (PSDB) criticou o Executivo pela falta de recursos utilizados na saúde, especialmente nas cirurgias de alta complexidade. “Os recursos poderiam ser remanejados para esta área, tendo em vista uma alta demanda necessitando de atendimento”. Andréa esclareceu que o dinheiro para realizar estas cirurgias é repassado através do Governo Estadual.

Também da mesa dos trabalhos, o Gerente Administrativo Hospitalar da Fundação São Francisco Xavier, Gustavo Cristiano. Acompanharam a reunião também, o vereador Ricardo Queixão (PDT); Érika Verçosa (PSDB) e Wilson Pio (PSDB).

O total bruto das receitas municipais de Impostos foi de R$ 309.197.618,58, enquanto o total de despesas com a saúde foi de R$ 53.095.065,85, além disso, as receitas adicionais da saúde foram de R$ 4.415.083,90 e por fim o valor aplicado no recurso do tesouro foi de R$ 48.679.981,95.