Em primeira discussão, projeto que cria “Parklet” em Cubatão é aprovado

Foto: SCS/CMC

Durante a 27ª Sessão Ordinária, realizada na última terça (06/08), os parlamentares aprovaram, em primeira discussão, o projeto de lei Nº 164/2018, que dispõe sobre a instalação e uso de extensão temporária, denominada Parklet na cidade. A iniciativa do vereador Sérgio Calçados (Cidadania) tem o objetivo de proporcionar um momento de lazer e convivência para a população cubatense.

O vereador Sérgio Calçados comentou que apesar de não ser o momento oportuno, tendo em vista os problemas em outras áreas como saúde, educação, segurança, mas que proporcionar um momento de lazer para os munícipes também é essencial. “Preciso pensar numa cidade que dê certo com um comércio movimentado. Vemos exemplos em outras cidades e temos que mostrar que nossa cidade também pode, mas me dar uma dor no coração saber que a cidade carece em outras áreas”, declarou o parlamentar.

O parlamentar apresenta algumas regras no projeto, para que os Plarkets sejam instalados no município, dentre eles, não ocupar vagas de estacionamento destinadas à pessoas idosas e vagas para pessoas com necessidades especiais. Outra regra que o projeto aponta é que a plataforma não deverá obstruir faixas e nem prejudicar a circulação dos munícipes.

O vereador justifica em seu projeto que os parklets tem o objetivo de promover a interação social e elevar a economia do município, uma vez que permitirá aos comerciantes utilizarem o local. A plataforma colabora para o meio-ambiente, pois é construído com materiais sustentáveis, além de ser vantajoso no sentido de o mesmo ser pratico para montar e desmontar.

Sérgio Calçados se inspirou nos parklets que foram construídos em San Francisco, nos Estados Unidos, em 2005. No Brasil, esse conceito começou a surgir há dois anos através da ONG Instituto Mobilidade Verde. Outro apontamento que o parlamentar faz em seu projeto é que no país americano, o comércio teve um aumento de 14% nas vendas por conta da instalação desse espaço de conveniência. Na Baixada Santista, o parlamentar utilizou como exemplos de Santos e São Vicente, que já possuem os parklets.