Em Sessão Solene, professora destaca lutas cotidianas das mulheres

“Se nós formos pensar qual é o dia da mulher, estamos falando de 365 dias em que precisamos ser respeitadas”, destacou Solange Maria da Silva, oradora oficial da Sessão Solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, ocorrida ontem (12/03) no plenário da Câmara Municipal. A solenidade, presidida pela vereadora Érika Verçosa, contou com a presença do presidente do Legislativo, Fábio Alves Moreira (Roxinho); do segundo secretário da Casa de Lei e vereador Laelson Batista (Lalá) e a representante do Projeto Mulheres Fantásticas Guerreiras, Kátia Silva. O vereador Rodrigo Alemão, em nome do Legislativo Cubatense fez a saudação à professora Solange Maria.

“Hoje é dia de reafirmar a luta contra a opressão, a violência sofrida pelas mulheres diariamente, o machismo, a exploração, desigualdade, mutilação genital, importunação sexual, a cultura do estupro, os crimes contra a honra (como a fake news), a discriminação do aborto, barreiras que têm ascensão da carreira e muito mais”, destacou a oradora oficial. A homenageada ressaltou que em pouco mais de um século as mulheres mudaram completamente esta sociedade deixando de ser um objeto, para se tornar um sujeito de direito.

Durante sua fala, a parlamentar Érika Verçosa ressaltou: “Iremos dominar o mundo, entendemos que nós mulheres somos a metade da humanidade e a outra metade são nossos filhos”. A vereadora que foi homenageada por seu esposo, destacou que anda ao lado de seu marido e agradece a Deus por tê-la agraciada com um homem que não a inferioriza.

Foram homenageadas sete mulheres, são elas: Alair Brito de Carvalho e Carvalho, Silvana Maria da Silva Russo, Josinete Lica da Silva, Meire Queli da Silva, Tatiane Calixto de Araújo Barbosa, Rosa Dacal Castro Rodrigues e Marilene Monte Real, que receberam placa de honraria. Durante o Ato Solene, ocorreram apresentações do Projeto de Dança “Aprendendo em Movimento” da Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão, executadas pela bailarina Helena Cabral.

Estiveram presentes os parlamentares Érika Verçosa, Cléber do Cavaco, Lalá, Roxinho, Rafael Tucla, Rodrigo Alemão, Ricardo Queixão, Toninho Vieira e Sérgio Calçados.