Em visita à Câmara, estudantes do COC Cubatão reivindicam melhorias na cidade

Foto: SCS/CMC

Os alunos do ensino fundamental do COC Cubatão visitaram a Câmara ontem (02/09), dentro do programa “A Casa É Sua”. A iniciativa serviu para explicar as crianças como funciona o sistema político municipal, estadual e federal. Durante a atividade, esteve presente o vereador Rodrigo Alemão (PSDB).

O primeiro espaço que os alunos visitaram foi o Anfiteatro do Legislativo, onde assistiram à um vídeo que ensinava a diferenciação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e qual é a função do vereador e do prefeito no município. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais o dia-a-dia da vida de um parlamentar ao ter um bate-papo com Rodrigo Alemão.

Perguntado pelas crianças sobre os desafios de uma legislatura, Rodrigo Alemão explicou que vereador não é uma profissão, mas sim uma vocação, porque está atendendo aos pedidos da população, tendo o olhar para vários setores da administração pública e principalmente atender as minorias, atendendo de forma igualitária aquilo que é de necessidade no município. Por conta disso, o parlamentar explica que é difícil ter uma vida na política, mas o fato de poder saber o que os munícipes estão sofrendo e buscar soluções é gratificante. “O Legislativo é o poder mais próximo do povo, por isso, para se eleger vereador é preciso conhecer bem a função”.

Na sequência, os alunos visitaram o plenário do Legislativo onde participaram de uma eleição simulada para a Mesa Diretora da Câmara. Durante as falas, as crianças apresentarem várias reivindicações, como por exemplo, melhorias na saúde; maior segurança nos bairros, uma maior acessibilidade e até mesmo pensando em um abrigo maior para que pudesse abrigar moradores de rua. Pedidos estes que foram entregues em uma carta para o vereador Rodrigo Alemão.

A coordenadora pedagógica Márcia Cascardi explicou que os alunos se basearam no projeto “Querer, Poder e Realizar", que aborda a diversidade e com isso ensina as crianças a terem um olhar mais empático para as situações que necessitam de mais atenção no cotidiano. O vereador Rodrigo Alemão elogiou o espírito cidadão nas crianças. “Nenhum dos pedidos feitos nesta tarde foram pensado exclusivamente neles, mas sim no bem coletivo”.

A aluna Beatriz Halaiko, de 10 anos, comentou a respeito da importância de apresentar ideias que possam dar frutos e gerar uma melhora no município. “O futuro da cidade está em nossas mãos e a gente precisa entender melhor como funciona a política”.

Os alunos do COC Cubatão estiveram acompanhados das professoras Andréa Cristina Gaia Martins Silvestre e Andréa Ferreira Melo Ferrador.