Érika Verçosa pede a implantação de unidade do AME em Cubatão

Na última sessão (21/08), a vereadora Érika Verçosa (PSDB) apresentou requerimento ao Executivo Municipal para que articule junto ao governo do Estado de São Paulo a instalação de uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em Cubatão. Segundo a parlamentar, a policlínica da cidade não consegue dá conta da excessiva demanda de atendimentos nas várias áreas clínicas.

A vereadora explicou que os munícipes hoje precisam recorrer a unidades do AME em outras cidades, como de Santos, São Vicente e Praia Grande. No entanto, a oferta de vagas é insuficiente, o que leva ao aumento nas filas de espera tanto de consultas quanto da realização de exames. Outro agravante, segundo a parlamentar, é que parte da população, não dispõe de recursos para se deslocarem para outros municípios, o que aumenta o índice de absenteísmo e, consequentemente, a diminuição na oferta de vagas por parte do governo do estado.

"Para ir para uma consulta no AME de Santos, o paciente, juntamente com seu acompanhante, gasta mais de vinte reais de transporte púbico", comentou a parlamentar.

Érika comentou que a cidade poderia receber uma unidade da AME Mais, de menor porte, que oferece 27 especialidades médicas, entre elas, Cardiologia, Oftalmologia, Dermatologia e Endocrinologia; e não médicas, como Nutrição, Psicologia e Fisioterapia. O ambulatório também oferece exames diagnósticos e terapêuticos, como raios X, mamografia, ecocardiograma e colonoscopia. Além de exames e consultas, o AME Mais realiza procedimentos cirúrgicos de maior e menor complexidades.

Identificação
A parlamentar também apresentou requerimento ao Executivo pedindo que a administração municipal realize uma revisão completa nas placas de identificação dos logradores públicos da cidade, uma vez que algumas se encontram desgastadas por conta da ação do tempo.

Moção de Aplauso
Érika Verçosa ainda apresentou moção de aplauso às professoras Vanderli Lima e Maria de Fátima Almeida Queirós, atletas de beach tennis, pela participação no Campeonato Pan-americano da categoria, disputado na cidade de Santa Cruz de Cabrália (BA).