Erika Verçosa quer inclusão de história de Cubatão no currículo das UMEs

Na última sessão ordinária (13/03), a vereadora Erika Verçosa (PSDB) apresentou quadro requerimentos ao Executivo a fim de atender diferentes demandas de munícipes. O primeiro deles versa sobre a criação da disciplina “História da Cidade e de seus Patrimônios Culturais” na grade curricular das unidades municipais de ensino (UME).

Segundo a vereadora, a medida terá caráter educativo e de valorização à memória cubatense. “Cubatão é considerada terra de passagem, mas temos um riquíssimo patrimônio histórico”, disse a parlamentar ressaltando a importância do requerimento.

O requerimento se baseia no esboço de um projeto de lei que pretende promover a conscientização dos estudantes do ensino fundamental no que se refere ao patrimônio cultural e histórico de Cubatão. Segundo essa propositura, a secretaria municipal de Educação se responsabilizará pelo conteúdo programático da disciplina, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Outras Demandas
A vereadora apresentou requerimento para a manutenção da UME Princesa Isabel, que precisa urgentemente de uma ampla manutenção, desde pintura e sinalização, até reformas no piso.

Outra questão que chamou a atenção da vereadora se refere aos problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência auditiva em consultas médicas. A falta de comunicação entre médico e paciente faz com que os problemas de saúde não sejam solucionados, colocando em risco o bem-estar dos usuários. No requerimento, a parlamentar pede a destinação de um profissional de libras em cada unidade de saúde do município.

Por fim, a vereadora apresentou requerimento solicitando soluções para a poluição sonora e os riscos de acidentes no cruzamento da linha férrea do Jardim 31 de março. A falta de uma cancela expõe os moradores possíveis colisões no local, uma vez que existem motoristas imprudentes que, mesmo com a proximidade do trem, atravessam a via. Em seu documento, Erika pede uma cancela no cruzamento.