Escola do Legislativo e da Democracia completa seis meses de funcionamento

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) Vereador Presidente João Santana de Moura Vilar, órgão institucional da Câmara Municipal de Cubatão, completou oficialmente seis meses de funcionamento. Em pouco tempo, a ELD passou a ser uma referência na promoção da educação política e da formação cidadã. Entre os objetivos do órgão, está o de realizar atividades pedagógicas que qualifiquem servidores públicos, vereadores, assessores parlamentares e comunidade geral.

A construção da ELD no âmbito da Câmara nasce com o projeto de lei de autoria do vereador Rafael Tucla (PT). Em novembro daquele ano, uma comitiva de Cubatão visitou a Escola do Legislativo do Guarujá para conhecer a experiência da cidade vizinha. Em dezembro de 2017, um grupo de servidores participou do II Encontro Estadual das Escolas do Legislativo e de Contas, na Câmara Municipal de São Paulo. No fim daquele ano, os parlamentares aprovaram o projeto de resolução Nº 02/2017 que criou oficialmente a Escola do Legislativo e da Democracia (ELD).

Em abril de 2018, os vereadores aprovaram o projeto de resolução Nº 07/2017 que denomina "Vereador Presidente João Santana de Moura Villar" a Escola do Legislativo e da Democracia da Câmara Municipal de Cubatão. Em outubro do ano passado, por determinação do presidente da Câmara na época, Rodrigo Alemão (PSDB), é criado o Conselho Deliberativo da Escola do Legislativo e da Democracia e nomeia seus integrantes. Alguns meses depois é aprovado o Regime Interno do novo órgão institucional.

Até o momento, a ELD já promoveu as seguintes atividades:

• Curso de Atualização de Democracia Participativa e Controle Social.
  • Oficina "Escreva Bem e Comunique-se Melhor".
  • Palestra "Aids: Prevenção, diagnóstico e tratamento".
  • Palestra “Desenvolvimento Econômico, Desigualdades Sociais e Políticas Públicas".
  • Workshop “Marketing Digital e Redes Sociais”.
  • Workshop “Como Falar em Público”.

Com o apoio do novo presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), a ELD pretende estabelecer parcerias com instituições de ensino da região, como o IFSP Campus Cubatão, a Unifesp Campus Baixada Santista e o Centro Paula Souza, além de universidades particulares locais. O órgão também quer firmar parcerias com Interlegis, Enap e outras escolas de governo, além de estreitar os laços com as demais Escolas conveniadas à Associação Paulista das Escolas do Legislativo e de Contas (Apel).

As próximas atividades da ELD são o Curso de Introdução à Política (inscrições encerradas) e o Workshop Planejamento de Carreira (inscrições abertas a partir de maio).

Mais Informações sobre a ELD e sugestões de atividades, podem ser feitas através do e-mail: eld@camaracubatao.sp.gov.br ou pelo telefone 13 (13) 3362-1000 ramal 2040, de segunda a sexta, no horário das 9 às 18 horas, exceto feriados.

registrado em: