Escola do Legislativo promove palestra sobre desigualdade social

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) realiza no próximo dia 21 de fevereiro, às 14 horas, a palestra “Desenvolvimento econômico, desigualdades sociais e políticas públicas”, tendo como expositor o economista e professor universitário José Pascoal Vaz, doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP). O encontro marca a abertura dos trabalhos da ELD em 2019.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017, as pessoas que compuseram o grupo de 1% mais rico da população brasileira teve um rendimento médio de mensal de R$ 27.213; enquanto a metade mais pobre da população chegou à marca de R$ 754, 00 por mês. A desigualdade social entre os grupos chega a 36 vezes. Essa realidade não é muito diferente na Região Metropolitana da Baixada Santista. As diferenças entre bairros de uma mesma cidade em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) impressionam.

A palestra, então, discutirá como os governos, por meio de políticas públicas, podem contribuir para reduzir os índices de desigualdade social. O expositor também debaterá alternativas para a criação de postos de trabalho e geração de renda.

José Pascoal Vaz, em sua tese de doutorado, reflete sobre a “Desigualdade Social e Produtividade Social no Brasil, no período de 1960 a 2000, onde explica as causas e as formas de combate para este problema social.

Vaz foi professor na Universidade Católica de Santos por 27 anos. Exerceu também a função de pesquisador no Núcleo de Pesquisas e Estudos Socioeconômicos (NESE), da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Ele ainda exerceu os cargos de secretário de economia e finanças da Prefeitura Municipal de Santos e diretor financeiro e de investimentos da Fundação Cosipa de Seguridade Social (FEMCO).

A palestra “Desenvolvimento econômico, desigualdades sociais e políticas públicas” será realizada no plenário do Legislativo. O evento é aberto ao público em geral. A Câmara Municipal de Cubatão fica na Praça dos Emancipadores, S/Nº, Bloco Legislativo, no centro da cidade.

registrado em: