Especialista dá dicas para vencer timidez e falar em público

Especialista dá dicas para vencer timidez e falar em público

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD), órgão institucional da Câmara, promoveu ontem (21/03) o workshop “Como Falar em Público”, com a professora e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Vanessa Ratton. Durante a atividade, ela destacou a importância de como as pessoas se expressam pela linguagem corporal: “O nosso corpo fala, mesmo sem dizer palavra alguma”. O workshop contou com a participação do segundo-secretário da Câmara, o vereador Lala (SD).

Interagindo com o público, Vanessa comentou que a timidez é o grande vilão na hora de falar em público. Para superar essa barreira, a especialista defende que a pessoa treine diariamente para fazer uma boa apresentação, prestando a atenção na dicção e na postura, garantindo assim, maior desinibição. A professora apresentou algumas dicas importantes como falar com pausas, respirar, respeitar a pontuação, e treinar diante de algum conhecido.

A professora contou com a participação de voluntários da platéia para encenar, de forma improvisada, a história da Chapeuzinho Vermelho. Durante a atividade, o público pode verificar a mudança de postura e de entonação daqueles que encenaram a peça, a partir das observações de Vanessa. A especialista listou alguns aspectos fundamentais na comunicação verbal, como preparo, treino, recursos audiovisuais, correção gramatical e roteiro. No entanto, o mais importante, segundo ele, é transmitir o recado, equilibrando razão e emoção.

Além de mestre em Comunicação e Semiótica, Vanessa é jornalista formada pela Universidade Católica de Santos. Atualmente escreve sobre literatura no jornal A Tribuna. Ela lecionou nos cursos de jornalismo, publicidade e pedagogia na UNAERP Guarujá e UNIP Santos. A especialista também foi diretora na Escola do Legislativo de Guarujá, e gerente de comunicação em diversas empresas privadas e órgãos públicos. Ela é pós-graduada em Teatro Brasileiro, escritora infantil e poeta.

A próxima atividade da ELD será o Curso de Introdução à Política, que tem como objetivo principal a educação para a cidadania, baseada em princípios éticos e humanistas. As inscrições estão encerradas, mas quem tiver interesse em incluir seu nome na lista de espera, pode encaminhar email para eld@camaracubatao.sp.gov.br, com seus dados pessoais (nome completo, RG e CPF).

Qualquer dúvida sobre as atividades oferecidas pela ELD, entrar em contato pelo email eld@camaracubatao.sp.gov.br ou pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040, de segunda a sexta, no horário das 9 às 18 horas, exceto feriados.

registrado em: