Fábio Roxinho solicita ampliação da Operação Delegada em Cubatão

Durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada hoje (03/04), o vereador Fábio Roxinho (MDB) apresentou requerimento ao Executivo em que solicita a ampliação da Operação Delegada em Cubatão. Segundo o parlamentar, a atuação de policiais militares na cidade, em suas horas de folga, aumentaria a sensação de segurança na população.

Roxinho lembrou que o convênio entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo para efetivar a Operação Delegada foi assinado em 2016. A iniciativa prevê que policiais militares atuem em diversas ações de segurança como proteção de escolas públicas, fiscalização do comércio irregular, contenção de invasões, entre outras. A remuneração desses agentes é responsabilidade da municipalidade.

O vereador do MDB comentou que por conta das dificuldades financeiras da Prefeitura hoje seria muito difícil implantar uma Guarda Municipal. Diante desse situação, Roxinho defendeu que o governo amplie a Operação Delegada, e também ajude na compra de fardamento, veículos para os policiais militares.

O vereador Dr. Anderson Veterinário (PRB) elogiou o requerimento do colega, mas aproveitou sua fala para criticar o secretário estadual de Segurança Pública, que alegou ser impossível instalar uma Companhia da Polícia no Jardim Casqueiro. O parlamentar ainda disse que não basta só ronda policial no centro da cidade, mas que é preciso que o efetivo policial também atue na periferia.

Inova Jovem
Fábio Roxinho também apresentou requerimento ao Executivo pedindo que faça gestões, por meio do Departamento de Políticas para Juventude, para implantar na cidade o programa do governo federal Inova Jovem.

O vereador explicou que o programa tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade de jovens que atualmente não têm acesso ao trabalho formal. O Inova Jovem oferecerá curso de capacitação que estimulem o empreendedorismo entre jovens de 15 e 29 anos expostos às situações de violência física e simbólica nos municípios com os piores números no Índice de Vulnerabilidade Juvenil (IVJ) 2017.

Em seu cálculo, o IVJ leva em consideração variáveis como o nível de exposição dos jovens à violência urbana, a permanência na escola, a forma de inserção no mercado de trabalho e o contexto socioeconômico do município.