Falta de segurança nas escolas municipais será alvo de Comissão Especial

Foto: SCS/CMC

Os parlamentares aprovaram hoje (06/08) o requerimento que cria uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para buscar soluções para os problemas de segurança nas unidades municipais de ensino. O documento, de iniciativa de Antonio de Pádua (PT), foi aprovado durante a 27ª sessão ordinária. O vereador afirmou que recentemente esteve na UME Amazonas, na Vila Paulista, onde bandidos invadiram a escola durante o fim de semana e causaram vários estragos.

Pádua criticou o Poder Executivo por reduzir as equipes de segurança nas unidades de ensino. Segundo o parlamentar, durante o dia as escolas não contam com controlador de acesso e, à noite, às vezes, faltam vigilantes. "Entendemos que todo gestor tem sim de fazer reduções, mas não podemos aceitar que esses cortes sejam feitos em áreas tão importantes".

Na UME Amazonas, além da bagunça, os criminosos derrubaram equipamentos no chão, como uma televisão, e danificaram diversas portas da escola e arrancaram bebedouros. Existe o risco que os bandidos voltem durante o dia, durante o período de aulas. O vereador ressaltou que a situação é gravíssima por expor estudantes, professores e funcionários.

Para o parlamentar, a segurança dos estudantes deve priorizada, como prevê o próprio Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pádua lembrou o artigo 5º do instrumento legal que menciona: “nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”.

O parlamentar do PT disse que, enquanto a administração não instala o videomonitoramento e alarmes em todas as unidades de ensino de Cubatão, nem aumenta o número de vigilantes, é preciso solicitar o reforço na ronda escolar.

A CEV será composta por cinco parlamentares e terá sessenta dias para finalizar os trabalhos de apuração.