Gestores do Hospital Municipal respondem a questionamentos dos vereadores

Os vereadores se reuniram ontem (22/02) com representantes da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), gestora do Hospital Municipal de Cubatão, no Anfiteatro Hugo Scanavacca. O objetivo do encontro foi estreitar os laços entre o Poder Legislativo e os profissionais do complexo de saúde, melhorando a comunicação e dirimir as dúvidas quanto ao funcionamento da unidade hospitalar.

O presidente da Câmara, Rodrigo Alemão (PSDB), ao comentar sobre alguns episódios recentes em que parlamentares foram impedidos de acessar o complexo hospitalar, reforçou o que diz o artigo 29 da Lei Orgânica do Município: "o vereador, no exercício de seu mandato, terá livre acesso às repartições públicas municipais, podendo diligenciar pessoalmente, inclusive junto aos órgãos da administração direta, sociedades de economia mista, autarquias e fundações, devendo lhe ser dada vista de documentos e atendimento pelos respectivos responsáveis".

Rodrigo Alemão afirmou que os eventuais conflitos serão resolvidos com bom senso e diálogo franco entre o Legislativo e os responsáveis da FSFX. Ele ressaltou que o vereador é o representante mais próximo da população e, por isso, é muito requisitado, principalmente sobre questões relacionadas à demora no atendimento no Hospital Municipal. "Temos que trabalhar lado a lado", defendeu o chefe do Legislativo.

Jair do Bar (PT), presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, pediu respeito e sensibilidade aos dirigentes da FSFX. O vereador destacou que existe uma cultura muito enraizada em Cubatão da população procurar os parlamentares para resolver problemas relativos a atendimento médico. "Dedicamos nossas vidas aos nossos mandatos. Somos realmente o para-choque da sociedade", afirmou. Ele ainda fez questão de esclarecer que não existe por parte do Legislativo uma tentativa de intimação, apenas a vontade de exercer plenamente o papel de fiscalizador da gestão pública.

O médico Abner Moreira, superintendente do Hospital Municipal, adotou um tom de conciliação e disse acreditar no aperfeiçoamento da comunicação entre FSFX e Legislativo. O profissional apresentou o balanço das atividades do complexo de saúde nos dois primeiros meses de atuação da empresa gestora.

Entre os números apresentados, estão 499 internações; 149 partos, sendo 83 normais e 66 cesáreas; 19.559 exames, sendo 17.130 exames laboratoriais e 2.429 de imagem; 71 cirurgias; 149 testes "Orelhinha/Coraçãozinho/Olhinho"; e 189 vacinas. O corpo funcional do Hospital Municipal é formado por 440 funcionários, sendo 84,23% da cidade de Cubatão. A unidade conta com 80 médicos em 27 especialidades médica.

Moreira ainda afirmou que o setor de oncologia pode ser entregue em agosto deste ano, sendo que estava previsto para dezembro (mais informações na Nota de Esclarecimento da FSFX). Ele informou que o atendimento da Central de Relacionamento com Cliente é feito presencialmente, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h30 e 13h às 17h ou pelo telefone 3388-4914.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro, e os vereadores Fábio Roxinho (MDB), Toninho Vieira (PSDB), Aguinaldo Araújo (PDT), Lala (SD), Ricardo Queixão (PDT), Érika Verçosa (PSDB), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Marcinho (PSB) e Sérgio Calçados (PPS).

Atualizado em 07/03/18 às 14h20

Nota de Esclarecimento da FSFX

Sobre o fato da abertura do Serviço de Hemodiálise em agosto deste ano, divulgado recentemente, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) esclarece que:

- ofertará os três serviços firmados em contrato junto a Prefeitura Municipal de Cubatão (Oncologia, Hemodiálise e Câmara Hiperbárica), até final de 2018.

- durante uma reunião na Câmara dos Vereadores, o superintendente do Hospital de Cubatão, Abner Moreira de Araujo apresentou o pré-projeto das obras de adequações do anexo (antigo teatro) e mencionou sobre a possibilidade do serviço de Oncologia estar em pleno funcionamento em agosto/2018, antecipando o prazo estabelecido.

Reforçamos a seriedade e atuação transparente da FSFX na gestão das suas unidades seguindo sempre o compromisso com a comunidade e qualidade nos serviços prestados.

Por fim, a FSFX se coloca a disposição para esclarecer todas as dúvidas, reclamações. Por esta razão, na oportunidade, informamos abaixo o contato da assessoria de comunicação.