Homenageada na Câmara, Cintia Neli defende luta antirracista e políticas reparatórias

Homenageada na Câmara, Cintia Neli defende luta antirracista e políticas reparatórias

Foto: SCS/CMC

A Câmara de Cubatão promoveu ontem (21) o Ato Solene em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. A oradora oficial da solenidade foi Cintia Neli da Silva Inácio, ativista e assistente social. Ela iniciou sua fala pedindo um minuto de silêncio em memória dos milhares de jovens negros mortos anualmente no Brasil. A homenageada convidou os presentes a refletirem sobre o genocídio da juventude negra. “Não nos matem. Somos cidadãos de direitos”.

A oradora oficial defendeu a adoção de ações afirmativas nas universidades públicas. Ela explicou que as cotas são um mecanismo social de reparação histórica, por conta de todo o processo de exploração imposto aos negros. A assistente social criticou aqueles que desdenham o Dia da Consciência Negra por conta da alegação que deveríamos pensar na “consciência humana”. Para ela, por conta dessa mentalidade fragmentada é que os negros ainda não ocupam os espaços de poder e lideram todas as estatísticas relativas à desigualdade social.

Cintia é especialista em “Gestão de Políticas Públicas” pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em “Direitos Humanos, Diversidade e Violência” pela Universidade Federal do ABC (UFABC). A assistente social, moradora da Vila dos Pescadores, tem sua vida dedicada ao trabalho junto a sua comunidade. Ela foi coordenadora diocesana da Pastoral da Juventude, ligada à Igreja Católica. No movimento estudantil, a ativista atuou no Diretório Central dos Estudantes da UNISANTOS e, no campo da luta antirracista, Cintia participou do Comitê de Combate ao Racismo do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo.

As bancadas dos partidos com representação na Câmara também prestaram homenagens a personalidades negras da cidade. Foram elas: Christiane Novaes (PDT), Roberto Faccoro (MDB), Raquel Pires (SD), Maria Noemia (Cidadania), Osvaldo Amorim (PSB), Juvenal dos Santos (Republicanos), Cinthia Maria (PT) e Christiane Silva (PSDB).

O Ato Solene foi conduzido pela vereadora Érika Verçosa (PSDB), autora do requerimento que cria a solenidade na agenda legislativa. Os parlamentares Lala (SD), Toninho Vieira (PSDB), Jair do Bar (PT), Aguinaldo Araújo (PDT), Rodrigo Alemão (PSDB) e o presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB) também estiveram presentes.

Participaram da mesa oficial da solenidade o secretário de Assistência Social, Sebastião Ribeiro do Nascimento, o 'Zumbi'; e a coordenadora de Políticas Públicas de Igualdade Racial do município, Sueli Machado. Durante o Ato Solene, ocorreu a apresentação cultural do grupo de capoeira liderado pelo professora Narizinho, e uma performance do poeta Eladio Pereira Mota.