Projeto de Ivan Hildebrando impõe novas regras para serviço de água e esgoto no município

Foto: SCS/CMC

Durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada na última terça (16/04), os vereadores aprovaram em primeira discussão, o projeto de lei Nº 157/2018, de autoria do vereador Ivan Hildebrando (PSB), visando regulamentar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município. A matéria cria diretrizes a serem seguidas pela empresa, entendendo que a prestadora de serviços não poderá realizar as atividades sem fiscalização do Poder Legislativo.

Ivan comentou acerca dos transtornos causados pelos serviços prestados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) na cidade. O fato é que em muitos finais de semana a população fica sem água, além disso, as empresas contratadas pela Companhia para realizar a manutenção nas tubulações das ruas deixam buracos. Os problemas atingem vários bairros do município, entre eles, Jardim Casqueiro, Ilha Caraguatá, Bolsões e Rubens Lara.

Ivan também lembrou a atuação do ex-presidente da Casa, Romeu Magalhães, que em seu mandato criticava o acordo entre a SABESP e o município. O parlamentar do PSB pede que seja feito um novo contrato, mas havendo regras para serem cumpridas. “Este projeto é um marco para a nossa cidade, isso porque colocará a SABESP no seu devido lugar, ou seja, ela não poderá fazer o que quer. Terá regras a serem seguidas”, ressaltou o edil.

O vereador Rodrigo Alemão (PSDB), relembrou os problemas que a atual prestadora de serviço, tem causado ao município. “Foram realizadas várias reuniões, formadas comissões e nunca se resolve, porque a SABESP sempre tem uma desculpa e a população paga por um serviço sem qualidade”.

Lalá (SD) criticou o fato de que existem moradias que não contam com o esgoto sanitário, mas, mesmo assim, são cobradas pelo serviço.

O presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB) chamou atenção para o fato de existir no Congresso uma medida provisória que permite a divisão da empresa em microrregiões, facilitando a privatização das unidades. Por conta disso, o chefe do Legislativo pediu para que o Executivo não se deixe levar pelas questões políticas e partidárias e seja contra a mudança.