Jovens do SCFV têm aula prática de cidadania na Câmara Municipal

Foto: SCS/CMC

Os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos (SCFV), do Camp Cubatão, tiveram a oportunidade hoje (31/05) de vivenciar a prática da cidadania ativa dentro programa “A Casa É Sua”, promovido pela Câmara Municipal de Cubatão. Durante a visita, os participantes fizeram perguntas sobre o trabalho parlamentar e o cotidiano legislativo ao vereador Marcinho (PSB). Eles também apontaram uma série de problemas existentes nos bairros da cidade nas diferentes áreas (saúde, segurança, educação, transporte público, geração de emprego, entre outras).

O coordenador de comunicação da Câmara e vice-coordenador da Escola do Legislativo e da Democracia, Michel Carvalho, recepcionou os adolescentes e exibiu um vídeo educativo sobre o processo democrático, a dinâmica do Estado, a divisão de poderes e a importância do engajamento cidadão na formulação e na fiscalização de políticas públicas. Em seguida, os estudantes conheceram o plenário (Sala Helena Meletti Cunha), onde foi realizada a simulação da eleição da Mesa Diretora.

A visita foi encerrada no Salão Afonso Schmidt, onde ficam as galerias dos constituintes e dos presidentes da Câmara. Os adolescentes estiveram sob a supervisão da assistente social Silvangela Rosa dos Santos.

O programa “A Casa É Sua” é uma atividade permanente de promoção da cidadania da Câmara de Cubatão. O objetivo é capacitar e qualificar a atuação dos munícipes, com destaque para crianças e jovens da rede municipal de ensino e de associações, para participarem ativamente do processo democrático, sob a perspectiva das questões inerentes às funções e à atuação do Poder Legislativo.

Como Agendar
Escolas públicas e particulares, associações, entidades e outras instituições podem agendar visitas à Câmara entrando em contato com o Setor de Comunicação pelo telefone (13) 3362-1000 ramal 2040 ou pelo e-mail imprensa@camaracubatao.sp.gov.br.