Lala solicita melhorias no Programa de Atendimento Domiciliar da cidade

Durante a 10ª Sessão Ordinária, ocorrida na última terça (10/04), o vereador Lala (SD) apresentou requerimento ao Executivo em que solicita melhorias no Programa de Atendimento Domiciliar (PAD) em Cubatão. O parlamentar explicou que o serviço atende cerca de 200 pacientes em suas residências com o objetivo de evitar internações, reduzindo gastos hospitalares.

O PAD é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos em enfermagem e nutricionistas. Esse serviço geralmente é muito indicado a pacientes com um perfil de doenças crônicas e também aqueles sequelados, ou seja, patologias que não têm possibilidade de recuperação de seu potencial de independência física e ou psicossocial.

Segundo o parlamentar do Solidariedade o PAD local precisa de credenciamento junto ao Ministério da Saúde, o que habilitaria o programa para receber recursos da esfera federal. "Em contato com os servidores responsáveis pelo PAD, o serviço precisa de mais agentes para que se evite sua extinção na rede pública da cidade", destacou Lala.

No PAD, os profissionais são preparados para acompanhar e tratar qualquer tipo de ferida dentro da casa do paciente, sem necessidade que a pessoa saia do conforto do seu lar, deslocando-se para uma unidade hospitalar, com alto risco de infecção.

Lixeiras

O vereador Lala também solicitou ao Executivo que instale lixeiras em toda a extensão da Avenida Nove de Abril, principal via da cidade. O parlamentar verificou que a medida tem o objetivo de evitar o descarte de lixo no chão ou mesmo nos bueiros do município.