Legislativo se reúne com Sindicato dos Professores para discutir projeto alternativo

Vereadores, membros do Poder Executivo, representantes do Sindicato dos Professores Municipal de Cubatão (SindPMC) e Sindicato dos Servidores Públicos de Cubatão (Sispuc), voltaram a se reunir ontem (03) para discutir a proposta alternativa apresentada pela categoria docente. Uma nova reunião foi agendada para a próxima segunda (08), em que a Prefeitura fará a exposição do estudo de impacto financeiro da alteração sugerida pelos servidores. O presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), conduziu o encontro e pediu a união de todos para a resolução do impasse.

Estiveram presentes na reunião Rogério Molina de Oliveira, procurador geral do município; Renata Almeida, chefe de Gabinete, além dos vereadores Rafael Tucla (PT), Jair do Bar (PT), Rodrigo Alemão (PSDB), Toninho Vieira (PSDB), Aguinaldo Araújo (PDT) e Ivan Hildebrando (PSB).

Na última reunião o governo municipal apresentou duas propostas para os professores. A primeira institui a parcela constitucional de irredutibilidade (PCI), que estabeleceria os vencimentos globais e congelaria perdas. Já em relação ao segundo, trata de readequação da tabela 22. Nenhuma das duas propostas foram aceitas pelos professores.

Diante disso, ontem o SindPMC apresentou uma proposta alternativa ao Executivo, que consiste em readequar a tabela que foi apresentada, que representa a recomposição dos 30% do salário dos professores do ensino infantil, fundamental I e II, além de outros educadores. Sendo recalculado, neste novo modelo, já incluiria o valor da perda, reivindicado pelos professores.