Marcinho solicita formação de CEV para discutir sistema do CROSS

SCS/CMC

Durante a 11ª Sessão Ordinária, realizada ontem (16/04), os parlamentares aprovaram o requerimento que cria uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir o funcionamento da Central de Regulação de Oferta de Serviço de Saúde (CROSS). A CEV, de iniciativa do vereador Marcinho (PSB), quer verificar, junto às autoridades competentes, sobre as razões da demora no atendimento médico de alta complexidade na cidade e na região. A CEV é formada por três vereadores para em 45 dias tratarem sobre o tema.

O vereador criticou o sistema que não comporta a grande demanda de procedimentos cirúrgicos complexos. Marcinho menciona no requerimento que pelo o fato de Cubatão ser cortada por rodovias, constantemente os serviços da cidade são acionados para atender alguma urgência. Vale ressaltar que o CROSS é um sistema administrado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo que cumpre a função de regular o acesso na área e hospitalar e ambulatorial.

Diante da lentidão do sistema CROSS, Marcinho comentou que tem se reunido mensalmente com a União dos Vereadores da Baixada Santista (UVEBS) para discutir a respeito da realização de procedimentos cirúrgicos de complexidade na região. “Nos colocamos à disposição junto com a UVEBS para atender a esta grande necessidade que a região tem passado, sobretudo, Cubatão. Nós vamos solicitar recursos junto ao Governo Estadual e Federal para solucionar estes problemas”, garantiu o parlamentar.

A UVEBS reúne 134 vereadores da Região Metropolitana da Baixada Santista, e uma das bandeiras da entidade é solucionar os problemas dos moradores da região quanto ao sistema CROSS.