Marcinho solicita retorno de exames Raio X no Pronto Socorro Central

Durante a 12ª Sessão Ordinária, realizada ontem (23/04), os parlamentares aprovaram o requerimento, de autoria do vereador Marcinho (PSB), que solicita ao Executivo o retorno do Raio X no Pronto Socorro Central. No documento, o parlamentar considera que o serviço, realizados dentro da unidade, agilizava o atendimento, sem que houvesse a necessidade de deslocamento para o Hospital Municipal.

Marcinho explica que a logística para a realização de um exame de Raio X no município está equivocada,  uma vez que o cidadão tem de esperar até quatro horas para ser atendido. Atualmente, quando há a necessidade de um cidadão realizar este procedimento, primeiramente ele vai ao Pronto Socorro Central, é atendido por um clínico geral e posteriormente encaminhado para o Hospital Municipal, para realizar o exame.

Segundo Marcinho, o retorno deste serviço ao P.S Central traria uma maior facilidade e rapidez no atendimento, uma vez as salas de urgência e emergência seriam próximas e não haveria necessidade de deslocamento. “Este requerimento atende a necessidade de melhorar a logística e agilizar o atendimento”, cobrou o parlamentar.

O parlamentar do PSB também criticou a gestão e a distribuição dos profissionais da saúde na rede pública. Atualmente, a Alfa, empresa gestora do P.S Central, tem um contrato compartilhado, tendo disponíveis onze servidores, que são técnicos de Raio X podendo atender na unidade. “Quem está atendendo hoje são os técnicos da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e os oito técnicos de Raio X não estão trabalhando”, explicou Marcinho.

Ainda na oportunidade, o vereador Ivan Hildebrando (PSB), chamou atenção para a agilidade que a saúde necessita ter. “Quando há um problema na educação ou no esporte, ainda temos tempo de discutir. Na saúde não. Um segundo nesta área pode ser fatal”, pontuou.

Já Toninho Vieira criticou a postura do Executivo e da Secretaria de Saúde na gestão da saúde. “É de responsabilidade do Prefeito, pois ele quem a colocou no cargo. Portanto, todos os problemas que temos tido na área da saúde é sim de responsabilidade dele”, avaliou o vereador do PSDB.

O vereador Sergio Calçados (PPS) comentou sobre sua preocupação com a chegada dos exames de oncologia e hemodiálise, por conta da atual gestão da saúde. “Eu tenho medo, pois temos para ser inaugurados um centro de oncologia e câmera hiperbárica, hemodiálise, mas se nós não conseguimos atender o básico, como vamos atender essas outras especialidades?”,  questionou o parlamentar.

Regulação do SAMU

Marcinho encaminhou ainda um pedido ao Executivo em que solicita a incorporação da central de regulação do SAMU - 192 de Cubatão à Central de Santos, visando facilitar o acesso do usuário e permitir que as ocorrências sejam atendidas com maior agilidade.