No aniversário da cidade, ex-prefeito Nei Serra recebe o título de Cidadão Cubatense

Foto: SCS/CMC

A Câmara promoveu ontem (9) a Sessão Solene Comemorativa ao 70º Aniversário de Emancipação Político-Administrativa do Município de Cubatão. O ex-prefeito Nei Eduardo Serra, orador oficial do evento, recebeu o título de Cidadão Cubatense das mãos dos vereadores. O Legislativo também conferiu o Diploma Amigo de Cubatão a personalidades que prestaram serviços relevantes ao município.

Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pelo presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), que contou com a participação na mesa oficial das seguintes autoridades: o prefeito municipal Ademário Oliveira; Wanderley Mange, delegado titular de Bertioga; o vice-prefeito Pedro de Sá; o deputado estadual Caio França (PSB); o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Lapa, João Chungath; .

As bancadas com representação na Câmara Municipal concederam o Diploma Amigo de Cubatão a pessoas que prestaram relevantes serviços à comunidade cubatense. Foram elas: Andrea Maria de Castro (PT), Abelardo Tertualino Sampaio (PRB), Teófilo Donizeti de Freitas (SD), José Afonso (PPS), Luiz Rodrigues da Silva (PDT), Romeu Magalhães (PSB), José Leite de Macedo Filho (PSDB) e Ivo da Banca (MDB).

O orador oficial comentou que dedicou 32 anos de sua vida profissional à Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA). Ele contou que sua vocação política foi descoberta nos tempos do ensino médio, quando estudou no Colégio Canadá em Santos. Durante o curso de direito na Universidade Católica de Santos, o ex-prefeito integrou o movimento acadêmico renovador. O gestor afirmou que o bem comum e o interesse público sempre nortearam sua atuação.

Nei Serra fez um balanço de seus três mandatos (06/02/85 a 31/12/1985; 01/01/89 a 31/12/92; 01/01/97 a 31/12/00) e destacou o combate à poluição em Cubatão. O gestor lembra que em 1992 recebeu da Organização das Nações Unidas (ONU) o título de Cidade-Símbolo da Recuperação Ambiental. A premiação ocorreu na sede da entidade em Nova York (EUA) das mãos do secretário-geral da ONU, o diplomata Mustafá Tolba. “Meus antecessores achavam que o problema (da poluição) era do Estado e das indústrias, mas eu o enfrentei”, disse o orador oficial.

Já Ademário Oliveira disse que recebeu uma cidade na UTI, com o Hospital Municipal praticamente fechado, a CURSAN falida, os servidores públicos sem receber férias e 13º terceiro, e a Prefeitura devendo a fornecedores. Ele criticou o populismo de administrações anteriores que permitiram a formação de um núcleo habitacional com mais de 35 mil pessoas sem infra-estrutura. “Estamos tirando o município do atoleiro”, ressaltou o prefeito.

A solenidade teve a participação dos vereadores Marcinho (PSB), Ivan Hildebrando (PSB), Wilson Pio (PSDB), Érika Verçosa (PSDB), Rodrigo Alemão (PSDB), Toninho Vieira (PSDB), Aguinaldo Araújo (PDT), Sérgio Calçados (PPS), Cléber do Cavaco (PRB), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Lala (SD) e Jair do Bar (PT).

A Sessão Solene ainda contou com a apresentação do Coral Canto Mágico sob a regência da professora Juliana Góes. O grupo, voltado para crianças de 6 a 12 anos, faz 25 anos neste ano e conta com o patrocínio da Petrobrás.

Homenagem - Antes da Sessão Solene ser iniciada, o quadro do vereador Rodrigo Alemão passou a integrar a galeria de ex-presidentes da Câmara. O parlamentar foi chefe do Legislativo Cubatense no biênio 2017-2018.