No Dia Internacional da Mulher, solenidade destaca luta por igualdade

Foto: SCS/CMC

Na última sexta (8), a Câmara Municipal de Cubatão realizou a Sessão Solene Comemorativa ao Dia Internacional da Mulher, que contou com a empreendedora Gisele Cristine de Oliveira Silva como oradora oficial. A solenidade faz alusão à luta por igualdade de gênero e contra o machismo. O evento foi conduzido pela vereadora Érika Verçosa, presidente da Comissão Permanente de Defesa das Mulheres.

Além de Érika Verçosa, a mesa oficial dos trabalhos foi composta por Erenita Maria Barbosa, presidente do Clube Soroptimista de Cubatão; Cristina Oliveira, presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina; Roberto Farias, coordenador geral dos Grupos Artísticos da cidade; e Antonio Martins Ribeiro, secretario de Turismo, representando o prefeito Ademário Oliveira.

Gisele começou sua fala fazendo referência ao incêndio ocorrido em Nova York em 1911 na Triangle Shirtwaist Company, quando 125 operárias morreram, o que trouxe à tona, na época, as más condições enfrentadas por mulheres na Revolução Industrial. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20.

A empreendedora saudou a todas as guerreiras cubatenses, que, apesar de todas as dificuldades cotidianas, resistem. A oradora oficial afirmou que violência se tornou o principal problema enfrentado pelas mulheres, tanto no ambiente de trabalho quanto no lar. Ela também comentou a respeito do aumento no número de feminicídio, ou seja, de casos em que mulheres foram mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero.

Gisele ficou conhecida na cidade quando, para driblar a crise financeira, resolveu criar um bazar na garagem de sua residência, que comercializa roupas, calçados e outros itens usados. Aos poucos, o empreendimento se tornou um sucesso, chegando a inspirar a abertura de outros estabelecimentos no mesmo estilo na cidade. No entanto, como muitos brasileiros, Gisele acabou tendo seu comércio roubado. A empreendedora então teve uma ideia inusitada: criar uma caixa de doação exclusiva para os ladrões. O fato curioso chamou a atenção dos meios de comunicação e o assunto foi objeto de muitos comentários nas redes sociais. Por acreditar na evolução do ser humano, a oradora oficial afirmou que tomou essa atitude para sensibilizar os criminosos.

As bancadas com representação na Câmara prestaram homenagem a mulheres de destaque na comunidade cubatense. Foram elas: Creusa Marques; Gislaine Dimas; Kátia Maria; Eurídice Maria; Norma Gonzaga; Andrea Pinheiro; Carmen Farias; e Eunice Santana.

Participaram da solenidade o presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB), e os vereadores Toninho Vieira (PSDB), Wilson Pio (PSDB), Rodrigo Alemão (PSDB), Marcinho (PSB), Dr. Anderson Veterinário (PRB), Rafael Tucla (PT), Sérgio Calçados, Lalá (SD) e Aguinaldo Araújo (PDT). A Sessão Solene contou com as apresentações do Coral Raízes da Serra e do cantor e compositor Jonis Ferreira.