Objetividade e clareza são fundamentais para a redação oficial, defende especialista

Objetividade e clareza são fundamentais para a redação oficial, defende especialista

Foto: SCS/CMC

A Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) promoveu ontem (31/10) o workshop “Redação Oficial” com a servidora pública e jornalista Marisol de Andrade, editora do blog Bem Expresso, especializado em língua portuguesa e literatura. Durante o encontro, os participantes aprenderam como desenvolver comunicações oficiais e atos normativos com objetividade e máxima clareza. A formação reuniu servidores públicos do Executivo, do Legislativo, profissionais liberais e pessoas da comunidade.

A jornalista ressaltou que a redação oficial não pode ser vista como uma “camisa de força”, mas como um processo de padronização da linguagem utilizada nos órgãos públicos e no ambiente corporativo. Para isso, a especialista enumerou alguns fatores importantes: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade; e evidentemente o uso da norma padrão da língua portuguesa.

Marisol destacou que a redação ofical no interior do Poder Público deve obedecer o artigo 37 da Constituição Federal, que menciona que “a administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”. Desse modo, a linguagem adotada em ofícios, memorandos e outros documentos deve evitar qualificadores, que enalteçam a figura dos gestores.

Segundo Marisol, a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade. Além disso, o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem, próprias do estilo literário. A jornalista ainda abordou os diferentes vícios de linguagem comuns empregados no cotidiano dos escritórios. A especialista recomendou a consulta ao dicionário e à gramática na hora de elaborar um bom texto, além do manual de redação da Presidência da República. Por fim, os participantes tiveram a oportunidade de praticar o que aprenderam com um exercício de uma comunicação oficial.

No mês de novembro, a Escola do Legislativo e da Democracia (ELD) realizará dois workshops. O primeiro será “Condutas vedadas aos agentes públicos em ano eleitoral” e o segundo tratará do tema “Vivências e práticas em justiça restaurativa”. As datas serão informadas em breve.

registrado em: