Parlamentares aprovam projeto que institui o “Programa Mãe Cubatense”

Foto: SCS/CMC

Durante a 37ª sessão ordinária, ocorrida na última terça (16/10), os vereadores aprovaram, em segunda discussão, o projeto de lei nº 36/2018, que institui no município o “Programa Mãe Cubatense”. A propositura, de autoria do vereador Toninho Vieira (PSDB), prevê parcerias com hospitais, escolas; empresas; organizações da sociedade civil e associações comunitárias e instituições privadas. A iniciativa ainda quer ampliar a assistência às gestantes que acessam os serviços da rede municipal de saúde, através de palestras e eventos.

Na justificativa da proposição, o vereador comenta que no período de meses de gestação, não é fácil lidar com rotinas e hábitos que são completamente alterados. Dores, enjoos, inchaços e desejos, são as queixas mais comuns relatadas nos consultórios médicos e aos amigos. “Por este modo, para a nova mãe ter uma gestação mais saudável se faz necessário a atenção redobrada quanto ao corpo e alimentação”, destaca o parlamentar no projeto

O projeto apresentado tem, então, o objetivo de contribuir para a conscientização do pré-natal; colaborar para a redução dos riscos na gestação e ainda sensibilizar e apoiar as gestantes na construção de um método educacional pautado no respeito e empatia.

O vereador ainda comentou sobre as dificuldades no atendimento às gestantes no município. “Não temos uma casa para atender a municipalidade. Nós já pedimos via indicação uma casa da mãe gestante e precisa colocar em prática para que estas jovens e famílias tenham psicólogas, pessoas capacitadas e até médicos para atender essa situação complicada”, cobrou o parlamentar.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito municipal..