Parlamentares conversam com jovens do CAMP Cubatão

Foto: SCS/CMC

Na manhã desta quarta (28/08), os alunos do CAMP Cubatão visitaram a sede do Legislativo e tiveram a oportunidade de conversar com vereadores e saber como funciona o cotidiano parlamentar. A visita faz parte do projeto “Oficina Cidadão”, com o objetivo principal de fazer os jovens conhecerem melhor os órgãos públicos e aprenderem como atuam os vereadores da cidade.

Durante a atividade, o primeiro espaço que os jovens puderem conhecer foi o Anfiteatro, onde assistiram a um vídeo que explica as diferentes formas de Governo: sendo eles monarquia, aristocracia e democracia. Aprenderam também sobre a divisão de poderes no Estado: o Executivo, Legislativo e Judiciário. Posteriormente, os alunos conheceram o Plenário da Câmara, e puderam entender como funciona a dinâmica das Sessões Ordinárias.

“As Sessões ocorrem todas as terças-feiras, às 16h00 e ela é dividida em duas partes. A primeira é o expediente legislativo, onde os parlamentares apresentam indicações e requerimentos e a segunda é a parte da Ordem do Dia, que é votado projetos de lei que interferem nos anseios da população”, explicou o jornalista Michel Carvalho, servidor público e coordenador de comunicação da Câmara, profissional responsável por recepcionar os alunos do CAMP Cubatão.

No final do encontro, os estudantes visitaram o gabinete do vereador Aguinaldo Araújo (PDT), que explicou a sua trajetória na vida política e falou a respeito do trabalho que é feito pelos patrulheiros na Câmara de Cubatão. O parlamentar explicou que sempre está a disposição de ouvir as idéias e sugestões que os novatos apresentam. “Posso dizer que os jovens patrulheiros tem uma contribuição muito grande no dia-a dia dos nossos trabalhos”, elogiou Aguinaldo.

O vereador Lalá (SD) também esteve presente no bate-papo e explicou que apesar das dificuldades que uma vida política apresenta, é gratificante poder ajudar a população.

O Centro de Aprendizagem Metódica e Prática “Mário dos Santos”, entidade de caráter beneficente, com atuação na área de assistência social, foi fundado em 10 de setembro de 1971, portanto colabora a 60 anos pela formação cidadã dos jovens cubatenses. As ações do CAMP de Cubatão ganharam notoriedade e respeito, por isso ao longo dos anos agregou parcerias dos setores público e privado, que permitiram a jovens de 15 a 17 anos terem sua primeira experiência profissional