Parlamentares homenageiam professora que criou a campanha “Posso te dar um abraço?”

Durante a 32ª Sessão Ordinária, realizada ontem (10/09), os parlamentares aprovaram duas moções de aplauso. A primeira, de autoria do vereador Ivan Hildebrando (PSB), teve o objetivo de reconhecer o trabalho de humanização, cidadania e respeito ao próximo realizado pela professora Maria Carmem Ribeiro dos Santos. Já a segunda, de iniciativa do vereador Sérgio Calçados (Cidadania), homenageia o Grupo Fatu’s, de Ginástica Rítmica, pelo trabalho cultural desenvolvido e pelos títulos conquistados.

A professora de Artes, Maria Carmem Ribeiro dos Santos, de 54 anos, que leciona na UME Jayme João Olcese, protagonizou recentemente um gesto que virou exemplo de cidadania. Mia Ribeiro, como é conhecida, promoveu as campanhas “Amar é Bom e Nós Gostamos” e “Posso te dar um abraço?”, após presenciar uma briga com os alunos no 3º ano do Ensino Fundamental, no último dia de aula antes do recesso escolar.

No dia 30 de julho, as crianças saíram com uma plaquinha pelas ruas da cidade com a pergunta: “Posso te dar um abraço?”. A receptividade por foi a melhor possível. A campanha foi uma maneira de quebrar a dureza do dia a dia e buscar deixar o dia melhor tanto para as crianças quanto para as pessoas que recebem a mensagem.

O vereador Ivan Hildebrando, autor da homenagem à educadora, comentou sobre a importância de a professora juntamente com os alunos expressarem o gesto de empatia. O parlamentar aproveitou para sugerir que a idéia seja compartilhada para outras escolas. “É bom saber que ainda existem crianças que acreditam no amor”.

Já o vereador Aguinaldo Araújo (PDT)  exaltou o gesto da educadora e disse que nos dias atuais falta amor e empatia e, por isso, a campanha torna-se especial. “Nossa cidade precisa de professores que tenham essa visão”. O vereador Marcinho (PSB), por sua vez, falou da importância de se criar uma relação mais próxima com as pessoas. “Muitas vezes não temos a noção da importância que um gesto como esse tem”, refletiu o parlamentar.

Grupo Fatu's

A outra moção, parabenizou o Grupo Fatu’s pela conquista do bicampeonato do Festival Cubatão de Dança, com os títulos de melhor grupo e melhor coreografia, na categoria infantil. Com o resultado o Grupo foi convidado para representar o Brasil no Dance World Cup Latin América que será realizado de 15 a 18 de novembro de 2019, em Tigre na Argentina.

O Grupo Fatu’s surgiu em 1998 pelas mãos da professora Fátima dos Santos, que foi atleta da Equipe de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Cubatão e contribuiu para o crescimento deste esporte na cidade. O grupo atualmente é formado por 40 alunos que praticam a modalidade.