Parlamentares participam de inauguração do Centro de Alta Complexidade

Foto: SCS/CMC

Os vereadores participaram ontem (18) da solenidade de inauguração do Centro de Alta Complexidade, que oferecerá serviços de oncologia, hemodiálise e medicina hiperbárica. Com 1.525 m², a unidade foi implantada na área que abrigava o antigo teatro municipal. A nova unidade integrará o complexo de saúde que engloba o Hospital Municipal de Cubatão, administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), braço social da Usiminas. O evento reuniu dezenas de autoridades, líderes comunitários e representantes de conselhos e associações.

“Lembro que a Dra. Fábia Margarido defendeu muito esse projeto inovador de gestão do hospital, mesmo quando muitos não acreditaram e agora está aí hoje salvando vidas. Esse empreendimento, esse espaço público, inaugurado com o apoio maciço dos legisladores, foi abraçado do começo ao fim”, ressaltou o presidente da Câmara, Roxinho (MDB). O parlamentar ainda comentou que a saúde sempre foi uma das prioridades dos vereadores no plenário.

O prefeito municipal Ademário de Oliveira disse que a inauguração do Centro de Alta Complexidade era a concretização de um sonho. Ele comentou que perdeu um irmão, o pai e a mãe para o câncer. “Este é o resultado de um trabalho sério e de responsabilidade, que somente foi possível com o apoio dos vereadores”, ressaltou o chefe do Poder Executivo.

“Não estamos poupando esforços e investimentos em melhorias estruturais e processos hospitalares. Ao longo de dois anos foram realizadas reformas e adaptações no hospital, com intuito de tornar os espaços mais acolhedores e confortáveis”, destacou o diretor-presidente da FSFX, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira. Ele também destacou que a nova unidade contará com uma equipe formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e assistente social, que ficará responsável pelo acompanhamento e tratamento dos pacientes.

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual, Paulo Corrêa Junior (DEM), do ex-prefeito Nei Serra, da diretora clínica do Hospital Municipal de Cubatão, a médica Ana Rosa dos Santos, e da secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro.

Participaram do evento os vereadores Cleber do Cavaco (PRB), Anderson De Lana (PRB), Érika Verçosa (PSDB), Ivan Hidelbrando (PSB), Jair do Bar (PT), Lalá (SD), Marcinho (PSB), Rafael Tucla (PT), Ricardo Queixão (PDT), Rodrigo Alemão (PSDB), Roxinho (MDB), Sérgio Calçados (PPS) e Wilson Pio (PSDB).

O papel do Legislativo - A Câmara Municipal de Cubatão teve papel primordial para que o Centro de Alta Complexidade se tornasse realidade. O Legislativo promoveu duas audiências públicas em 2017 para discutir o projeto de incorporação do imóvel, que abrigava por décadas um teatro desativado, à futura unidade hospitalar. Após a discussão da matéria com os diferentes segmentos sociais da cidade, os parlamentares aprovaram no dia 11 de julho de 2017 o projeto que possibilitou o início das obras do Centro de Alta Complexidade.