Parlamentares se comprometem a ajudar gestores escolares terem reajuste salarial

Foto: SCS/CMC

Vereadores e uma comissão dos gestores das escolas municipais de Cubatão se reuniram ontem (12/11) para discutir o reajuste salarial e melhores condições de trabalho. A categoria considera que o valor recebido pelos profissionais chega a ser menor de que um ano de trabalho feito por um professor substituto. Os diretores informaram que na próxima segunda (18/11) eles se reunirão com o prefeito para revindicar a adequação da remuneração da classe.

Durante o encontro, outras questões que envolvem melhorias no que concerne à estrutura das unidades de ensino e daí partiram para reivindicar a volta das merendas nas escolas, problema este que a Prefeitura vem enfrentando com a empresa que presta o serviço.

Quanto a estrutura, os diretores apontam que o estado precário visto em algumas unidades escolares contribui inclusive para uma desvalorização da categoria, porque a partir da falta de condições de trabalho prejudica o processo de aprendizagem dos alunos.

O vereador Rafael Tucla (PT) sugeriu que fosse informado de quanto seria este aumento para que ele e outros parlamentares pudessem ajudar a cobrar. “A briga é justa, mas precisamos saber de quanto precisa ser este aumento, até mesmo para que possamos cobrar juntos”, questionou o parlamentar.

Já o vereador Toninho Vieira, por sua vez, responsabilizou o Poder Executivo pela desigualdade salarial dos gestores e também da falta de merendas que carece as escolas. “Sabemos que o Prefeito não está preocupado com a educação da cidade”, criticou o parlamentar do PSDB.

Além de todos os parlamentares e a comissão que foi reivindicar estas condições, o vice-prefeito Pedro de Sá, esteve presente na reunião para ouvir as demandas do corpo gestor das unidades escolares.