Parlamento Cubatense homenageia artistas da cidade em Sessão Solene

Foto: SCS/CMC

A Câmara promoveu ontem (27/06), a Sessão Solene Comemorativa à 44ª Semana Afonso Schmidt. O orador oficial da solenidade foi o ex-vereador Dr. Mario Sergio Gochi, que destacou a importância do escritor para o município, recitando versos que o inspiraram a continuar levando a arte do município consigo. Gochi afirmou que a arte do município não pode ser perdida. Durante o evento, outras personalidades também receberam homenagens representadas pelos vereadores.

O ex-vereador falava da parte do livro Zanzalá, onde Afonso Schmidt projetava a cidade no ano de 2029, e fazia analogia com os caborés para os dias de hoje. “Schmidt projetava uma cidade para o futuro, estruturada, através de suas obras. Mas hoje nós somos os caborés, por termos a missão de mantermos a arte e a cultura da cidade sempre vivas”, explicava com alegria Mario Sergio Gochi.

Outro momento importante da Sessão foi quando o Alexandre Camilo, o contador de histórias, homenageado pelo vereador Cléber do Cavaco (PRB), isso porque através de suas palavras levou o público que estava presente se emocionar. Camilo iniciou falando sobre a importância do nome dos parlamentares, ressaltando suas importâncias para o desenvolvimento da cidade. “Essa é uma casa de histórias. Cada um dos senhores que estão aqui como vice-prefeito, presidente da Câmara e vereadores serão lembrados. Estarão sempre na história. Desejo que vocês sejam sempre lembrados”, dizia o historiador.

Também foi homenageado o Carlos Alberto, o músico cubatense não esperava ter tamanha representatividade. “Quando fui convidado a ser homenageado na cidade, num primeiro momento não via uma razão, tendo em vista que não tenho tanta representatividade”, revelou. Porém, o baterista da Paróquia São Francisco de Assis, entendeu que o que ele fez pela música da cidade o tornou importante.

Posteriormente, Sander Nilton representando o Coletivo 302, apresentou-se e aproveitou para pedir o apoio dos parlamentares na cultura da cidade. “A gente vive numa cidade que não tem um teatro. Tem o teatro Anilinas parado. Nós queremos o Fundo de Incentivo à Cultura (FIC). Queremos políticas públicas para que artistas daqui não possam ir embora”, cobrou o artista. O maestro Alexandre Filipe Gomes, também um dos homenageados, também reivindicou um apelo maior à cultura cubatense e as bandas. “Que o Poder Executivo tenha a sensibilidade de ter um orçamento para as bandas atuarem. Os grupos artísticos não podem ficar através de emenda parlamentar para poder trabalhar, tem que vir no orçamento”.

Também foram homenageadas Simone Gomes de Souza, a "Monal", comunicóloga, formada em Relações Públicas e que batalhou pelo crescimento da arte e cultura na cidade, e Juliana Souza da Silva, atriz cubatense reconhecida por suas importantes atuações no teatro e por agora, como servidora pública, colaborar para o desenvolvimento de novos artistas.

Foi acompanhado também uma coreografia “Ventos de Outo”, da coreógrafa Simone Lacerda, Andressa Rosena e Kauane Santos, da Escola Técnica de Curso e Dança “Ivanildo de Rebouças Silva”. Simone, que também foi homenageada, destacou a importância de lembrar sempre as obras de Afonso Schmidt e deixou uma mensagem: “que nunca nos falte o amor que humaniza”, finalizou Lacerda.