Profissionais de Educação Física pedem maior atenção para o esporte cubatense

SCS/CMC

A Câmara promoveu ontem (19/09) o Ato Solene em homenagem ao Dia do Profissional de Educação Física no Plenário do Legislativo. A solenidade foi comandada pelo vereador Rodrigo Alemão (PSDB), e teve como objetivo reconhecer o trabalho exercido pelos profissionais da área, no sentido de manter a população mais saudável.

Estiveram na mesa dos trabalhos, o vereador Ivan Hildebrando (PSB), a secretária de Educação, Márcia Terras, além do presidente do Conselho de Esporte e Lazer, Carlos Alberto Felix da Silva, popularmente conhecido como Bacalhau; Marcelo Vasques Casati, diretor do Conselho Regional de Educação Física e o orador oficial, Alexsander José Guedes, delegado do Conselho Regional de Educação Física.

O orador oficial explicou sobre o trabalho desenvolvido pelos conselhos que regulamentam a profissão dos educadores físicos, instituições estas que garantiram que os profissionais desta área fossem melhor qualificados. Guedes contou que mesmo tendo pouco tempo de regulamentação, já é possível perceber que algumas mudanças já foram feitas. “Uma das várias missões do Conselho passa pela valorização do profissional”, disse Alexsander.

Guedes teve uma vida dedicada ao esporte, em especial o judô, modalidade em que foi 12 vezes campeão paulista e 9 vezes campeão brasileiro. O esportista enalteceu todos os profissionais de Educação Física que estavam presentes na solenidade.

Já o experiente ex-professor de Educação Física, Nélio Roberio Vasquez se sentiu privilegiado por ser homenageado em vida e aproveitou para relembrar os momentos vividos na profissão. O educador aposentado aproveitou para pedir apoio dos parlamentares para que o esporte da região voltasse a ter uma força, uma vez que no seu entendimento a educação física está perdendo o seu valor devido a falta de incentivo.

Vasques relembrou que na sua época de estudante existia um tempo maior para aulas de Educação Física. “Na minha época, estudava-se de manhã e a tarde tinha a aula de Educação Física e nela se aprendia todos os esportes, o que permitia que novos atletas surgissem”, relembrou o ex-treinador campeão de Handebol. O ex-professor de Educação Física criticou o tempo reduzido destinado às aulas desta disciplina e em alguns casos os alunos nem participam.

Ainda no ato, o educador Luiz Franco Barreto, responsável pela criação da Divisão de Esportes em 1972, o projeto permitiu que a população tivesse acesso ao esporte. Barreto lembrou que com a criação do Centro Esportivo muitas crianças saíram da situação de vulnerabilidade social, atraídos pelo incentivo de praticar esporte. Diante disso, o profissional aponta que a Educação Física precisa ser mais valorizada para que o papel social exercido pela profissão tenha continuidade.

Um dos homenageados na solenidade, Carlos Alberto, conhecido como Bacalhau falou da importância de ter a proximidade do Governo e o esporte, porque é uma área que depende de uma maior valorização. “Pedimos para que os senhores olhem para o esporte da região”.

Roseli Bueno Gonçalves também foi homenageada e disse que apesar de o momento não ser tão bom quanto antes, acredita em dias melhores no esporte da região.

Já o professor Abelardo Tertuliano Sampaio, conta que a sua relação com a atividade física começou desde muito cedo devido ao privilégio de morar próximo ao centro esportivo e a partir dali se interessou em ser um educador físico.

Sampaio explica que o esporte é formador de caráter e por isso deve sempre ter o mesmo incentivo. “O esporte pode tirar crianças da rua e garantir uma saúde de vida melhor”, enalteceu.

As bancadas representadas na Câmara, sendo elas:  PT; PSDB, PSB; Cidadania, PDT; PRB; Solidariedade e MDB ficaram responsável de homenagear cada personalidade do esporte.

Também foram homenageados os professores Ortides dos Santos Rocha, profissional que coordenou a equipe pedestrianismo e ciclismo da cidade e Emerson Pereira dos Santos, coordenador de qualidade de vida no Serviço Social da Indústria (SESI). Também foi cumprimentado por sua história no esporte, Elina Gomes e Maurício Petronilio de Souza.

O Ato Solene contou ainda apresentação da orquestra Jovem Cubatão Sinfonia. Estiveram presentes no ato: o presidente da Câmara, Fábio Roxinho (MDB); Aguinaldo Araújo (PDT); Cléber do Cavaco (PRB); Lalá (SD) e Wilson Pio (PSDB).